terça-feira, 18 de maio de 2010

UAlg recebe finalíssima das 6.as Olimpíadas Concelhias do Algarve em Matemática



Amanhã, dia 19 de Maio, a UAlg abre as portas, a partir das 14h00, aos 60 alunos dos 7.º, 8.º e 9.º anos que superaram duas das três fases das Olimpíadas Concelhias do Algarve em Matemática (OCAM). Os vencedores desta 6.ª edição, que contou com a participação de 1600 jovens algarvios, serão conhecidos logo às 17h00, após a realização das provas e de um breve lanche, no Grande Auditório do Campus de Gambelas. Este evento é organizado anualmente pelo Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da UAlg e é dirigido a todas as escolas algarvias do 3.º ciclo do ensino básico.
São 60 os jovens estudantes algarvios que durante a tarde de amanhã, quarta-feira, dia 19 de Maio, estarão na UAlg para disputar o pódio da 6.ª edição das OCAM. À prova final, de duas horas, segue-se a cerimónia de entrega de diplomas e prémios, que está agendada para as 17h00 e conta com a presença do Reitor da UAlg e do Director-adjunto da Direcção Regional de Educação.
A primeira edição das OCAM aconteceu no ano lectivo de 2004/2005, nessa altura ainda circunscrita ao concelho de Faro. «O alargamento da iniciativa a novos concelhos tem sido feito de forma progressiva e nesta sexta edição as OCAM abrangem pela primeira vez todos os concelhos do Algarve», refere a Prof.ª Nélia Amado, membro da equipa de docentes da UAlg que tem vindo a organizar este evento na região.
As OCAM são, no fundo, um projecto de parceria que dura há seis anos entre as escolas participantes e a UAlg, e que se desenvolve com a intervenção de professores de Matemática dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e respectivos alunos. Aliás, as OCAM são apenas uma parte de um projecto mais abrangente, que envolve igualmente acções de formação contínuas para professores de Matemática do ensino básico da região ministradas por docentes da UAlg, como a que está a decorrer ao longo do presente ano lectivo em Faro e em Portimão.
«Os objectivos do nosso projecto são contribuir para desenvolver o gosto dos jovens pela Matemática e a sua capacidade de resolução de problemas e desafios matemáticos, mas também criar oportunidades de realizar actividades ligadas à Matemática, apoiar e estimular o trabalho dos professores com os seus alunos no domínio da resolução de problemas, e criar laços de cooperação entre os professores das escolas básicas e secundárias e o Departamento de Matemática da FCT», explica a Prof.ª Susana Carreira, também docente da UAlg e membro da organização das OCAM.
O sucesso do projecto da UAlg na região tem sido tal que vai ser, em breve, recriado além fronteiras, mais concretamente no Equador. É lá que o Prof. Juan Sanchez, também docente da UAlg e membro da equipa das OCAM, tem estado durante as duas últimas semanas, a ministrar em Quito um curso junto de professores do ensino básico, justamente para implementar naquele país da América do Sul o conceito desenvolvido e aplicado já há seis anos no Algarve.
Para a equipa de docentes da UAlg este intercâmbio assume uma dupla importância. Por um lado, asseguram, «é uma evidência de que as Olimpíadas Concelhias do Algarve em Matemática têm um conjunto de características relevantes, principalmente por apostarem na interacção e no trabalho directo com professores de Matemática dedicados, que desenvolvem o seu conhecimento e partilham o seu saber profissional».
Por outro lado, sublinham os organizadores das OCAM, «a colaboração com docentes de um país latino-americano, no domínio da “matemática para além da sala de aula”, como internacionalmente é hoje designado este conceito, surge como encorajadora e favorece novos projectos e parcerias».
As OCAM compreendem três fases: apuramento, finais regionais e finalíssima. Nesta 6.ª edição, as três finais regionais (Centro, Sotavento e Barlavento) tiveram lugar ao longo de Abril nas escolas secundárias Pinheiro e Rosa (Faro), Dr. Jorge Augusto Correia (Tavira) e Júlio Dantas (Lagos), respectivamente, aí sendo apurados os 60 alunos que irão agora disputar a finalíssima na FCT da UAlg.