terça-feira, 18 de maio de 2010

Portimão Acolhe Comemorações do Dia da Marinha



No dia 20 de Maio a Marinha comemora o seu dia, data que marca a chegada da Armada de Vasco da Gama a Calecute em 1498.
Portimão é a cidade anfitriã das Comemorações do Dia da Marinha, e até dia 23 de Maio irá ser palco de muitas manifestações agendadas para assinalar esta efeméride.
As comemorações do Dia da Marinha, associam-se assim também às Comemorações do 150º aniversário de Manuel Teixeira Gomes que para além de politico e homem de letras, foi também um amante do mar e dos navios, sendo que foram, em grande parte, as viagens marítimas que enriqueceram o mundo cultural que nos deixou em muitas obras literárias.
O Programa das Comemorações do Dia da Marinha teve inicio com a abertura ao público de uma Exposição de Actividades da Marinha. Patente até dia 23 de Maio, de Domingo a 5ª feira das 14h00 - 19h00 e 6ª feira e Sábado das 14h00 - 23h00, os visitantes poderão ficar a conhecer de perto as áreas operacional, científica e cultural da Marinha, para além de aqui terem a oportunidade de aprender a comandar um helicóptero Lynx e um navio através dos simuladores de voo e de navegação.
Em paralelo, neste mesmo período, na Marina de Portimão, existe um espaço “fun place”, a funcionar entre as 10h00 - 12h00 e as 15h00 - 20h00, destinado a todos os que gostam de emoções fortes e novos desafios: actividades radicais, baptismos de mergulho, torre de escalada, tendas de airsoft e baptismos de mar em viaturas anfíbias.
De 20 a 23 de Maio, no Cais Comercial e Ponto de Apoio Naval, as Unidades Navais NRP D. Francisco de Almeida, NRP Vasco da Gama, UAM Creoula, NRP Baptista de Andrade, NRP João Roby, NRP Andromeda, estarão abertas a visitas, podendo optar, entre 20 e 22 de Maio por realizar um baptismo de mar a bordo das lanchas “Centauro” e “Sagitário”.
No dia 21 é tempo de música, com o concerto ao ar livre da Banda da Armada (local: Alameda da República, junto à Igreja do Colégio).
O Dia da Marinha, tem o seu ponto alto no dia 23 de Maio, com uma forte agenda de actividades. Pelas 10h00, na Igreja do Colégio, realiza-se uma missa em sufrágio dos militares, militarizados e civis da Marinha falecidos. Seguindo-se às 11h30 a Cerimónia Militar na Zona Ribeirinha de Portimão. Durante a tarde, com início às 15h30, na Praia da Marina, realizam-se Exercícios de Demonstração de Capacidades e a Largada dos Navios.