terça-feira, 18 de maio de 2010

“TOUR AGARRA A VIDA 2010” EM QUATRO ESCOLAS DO CONCELHO DE LOULÉ


Entre amanhã, dia 18 de Maio, e a próxima sexta-feira, dia 21, a iniciativa “Tour Agarra a Vida”, um projecto da Academia dos Patins, iniciado em 2001, que tem em vista a prevenção das toxicodependências e promoção da igualdade de género e da não violência no namoro, vai estar em quatro estabelecimentos de ensino do Concelho de Loulé.
A décima edição do maior circuito escolar nacional irá marcar presença nas Escolas EB 2,3 Engº Duarte Pacheco, em Loulé (dia 18), EB 2,3 Dr. António de Sousa Agostinho, em Almancil (dia 19), EB I de Salir (dia 20) e EB 2,3 D. Dinis, em Quarteira (dia 21).
Através da utilização de desportos radicais, pretende-se mostrar que é possível correr riscos, passar momentos divertidos e sentir adrenalina, mas de uma forma saudável, não violenta e sem necessitar de drogas. Deste modo, os melhores atletas nacionais de patins em linha, skate e BMX são a cara desta campanha, promovendo estilos de vida saudáveis e realizando demonstrações das suas modalidades em cada uma das escolas visitadas.
Muita animação, grandes manobras no skatepark itinerante construído pela Academia dos Patins, passatempos e debates temáticos com a participação dos atletas, são o mote para esta iniciativa que começou em Março e termina em Outubro de 2010.
Sob direcção de Bernardo Oliveira, fundador e responsável da Academia dos Patins, o “Tour Agarra a Vida 2010” conta com a participação de alguns dos melhores atletas portugueses de desportos radicais: Rúben Rodrigues (Campeão Nacional de Skate), Rita Brilhante (Campeã Nacional de Skate), Marco Roque (atleta de Skate há 20 anos), Daniel Serra (Campeão Nacional de BMX em 2006, 2007 e 2009), Fábio Pereira (Campeão Nacional de Patins em Linha Street), Pedro Ferraz (Ex-Campeão Nacional de patins em linha) e Samuel Dias (vencedor de várias etapas do circuito nacional de patins em linha), de entre outros atletas convidados, são os que prometem desafiar os limites e levar ao rubro os mais novos, com grandes manobras, voos e muita adrenalina.
A grande novidade deste ano assenta no facto de o projecto ter sido financiado pelo programa POPH do Fundo Social Europeu, passando este projecto a abordar a temática da igualdade de género e a sensibilização para a não-violência nas relações.
Refira-se que em nove edições foram visitadas mais de 200 escolas de (20 concelhos) todo o país e contactados mais de 100.000 alunos, num projecto levado a cabo pela Academia dos Patins, entidade sóciodesportiva com grande experiência na organização e animação de eventos e projectos sociais, na área dos desportos radicais urbanos, e que também projecta e constrói rampas e skateparks para a prática de patins em linha, skate e BMX Freestyle.