terça-feira, 18 de maio de 2010

ANECRA debateu estado do sector automóvel e lançou acção ambiental “Cem anos, Cem árvores”


Encontro do Centenário realizado este fim de semana no Algarve
No Encontro Empresarial do Sector Automóvel do Algarve, realizado este fim de semana em Vilamoura, a ANECRA deu seguimento ao ciclo de Encontros do Centenário, incluídos no âmbito das Comemorações dos primeiros Cem anos da Associação. De igual forma, foi associado a este Evento, uma acção de cariz ambiental denominada “Cem Anos Cem Árvores”, com a plantação de 100 Árvores, nos locais onde terão lugar os Encontros do Centenário. Assim, foram plantadas em Vilamoura um conjunto de árvores que, simbolicamente, pretendem dar conta da importância que a ANECRA atribui às preocupações ambientais, sendo seu objectivo promover a sua qualidade, consciente de que tal, se traduz no desejo de compensar contra os impactos negativos que o residual do automóvel tem originado no decurso dos tempos.
Neste Encontro ANECRA lembrou que a actividade comercial do Sector Automóvel, no primeiro quadrimestre de 2010, registou, face a período homólogo de 2009, um crescimento de 48,9% nas vendas do mercado total, sendo que, no mês de Abril, este crescimento foi da ordem dos 29,7%. Mereceu realce o aumento de, respectivamente, 59,1% no quadrimestre e de 32,9%, no mês de Abril, no que concerne ao mercado de veículos ligeiros de passageiros. Idêntico crescimento, se verificou ao nível dos veículos comerciais ligeiros, com um crescimento de 19,7% no quadrimestre e 20,0% no mês de Abril. Situação contrária se registou no segmento de veículos pesados, com quebras de 30,6% no quadrimestre e 5,5% no mês de Abril.
Perante estes últimos dados a Associação lembrou, que estes elevados crescimentos das vendas de automóveis, no presente ano, se assumem como absolutamente ilusórios, dado que têm como ponto de referência, os valores de vendas registados nos meses do primeiro quadrimestre de 2009, ano que se assumiu como o pior de registo de vendas desde há mais de 20 anos, sendo que, no caso dos veículos pesados de mercadorias, o ano de 2009 obteve o pior registo dos últimos 34 anos.
Não só mas também, contribuíram para este anormal crescimento, por um lado, a matriculação, em Janeiro e Fevereiro deste ano, de mais de 3.300 veículos, adquiridos em finais de 2009, no quadro dos Incentivos à Destruição dos Veículos em Fim de Vida e por outro lado, a considerável retoma das vendas a Rent-a-car constatada, no mês de Abril.
Apesar de todo este crescimento das vendas, a ANECRA considera como altamente debilitado o estado em que se encontra o Sector Automóvel, em Portugal, quer ao nível do comércio de veículos novos e usados, quer, particularmente, ao nível das empresas da reparação e da manutenção automóvel, o que põe em causa a sobrevivência da grande maioria das micro, pequenas e médias empresas do sector e dos respectivos postos de trabalho.
Sendo certo que a fiscalidade automóvel é, em grande parte, responsável pela crise que se vive no sector, a ANECRA lembrou neste Encontro que tudo tem feito e continuará a fazer, na perspectiva da sua harmonização a nível comunitário, de modo a que sejam reduzidas as diferenças abissais quanto ao acesso ao automóvel, permitindo assim uma concorrência mais saudável e proporcionando, ao mesmo tempo, a melhoria das condições ambientais e de segurança rodoviária na mobilidade automóvel do país. Neste quadro, reiterou que irá ANECRA continuar a defender a redução da inusitada carga fiscal que inflaciona anormalmente o preço dos automóveis em Portugal.