quarta-feira, 26 de outubro de 2011

ROTARY CLUBE DE TAVIRA DISTINGUIU MELHORES ALUNOS

Em cerimónia realizada na Biblioteca Álvaro de Campos, em Tavira, o Rotary Clube Tavira procedeu à cerimónia de entrega dos Prémios Escolares, Edição 2011/2012, tendo sido distinguidos os melhores alunos que completaram os respectivos estudos em cada uma das escolas: Agrupamento Vertical de Escolas D. Manuel I (João Martins), Agrupamento de Escolas D. Paio Peres Correia (Cláudia Rodrigues) e Escola 3EB Secundária Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira (Joana Pereira).
João Martins
Cláudia Rodrigues
Joana Pereira Abílio Lopes, Presidente da Direcção do Rotary tavirense, começou por referir que “fazemos estas iniciativas com o maior prazer, mas quando as pessoas comparecem, o prazer é bastante maior”. - É uma tradição do Rotary Clube de Tavira, reconhecer a excelência dos jovens de Tavira. Permitam-me que me dirija em primeiro lugar aos alunos, para, olhos nos olhos, lhes dizer o seguinte: O reconhecimento que agora fazemos não é só para vós. É também para os vossos professores, tantas vezes maltratados publicamente, mesmo pelos vossos colegas, mas no fundo são a peça fundamental da vossa formação. Com efeito, no capítulo formação/ensino, podemos dispensar ministérios, direcções gerais e regionais que o ensino continua. Não podemos dispensar os professores. Tenho a certeza de que reconhecem que foram os vossos professores que vos transmitiram os ensinamentos que permitiram atingir o patamar em que agora se encontram. Estiveram convosco nas horas boas e menos boas, incentivando-os e não vos deixando desistir. É também para os vossos pais. Foram eles que vos transmitiram os valores, ambição e disciplina, que vos permitiram fazer da vossa vida, adquirir conhecimentos para o vosso futuro.
Por fim, uma palavra para vós, elo principal de toda esta cadeia. Pode haver e há, professores muito bons, pais e outros intervenientes na cadeia educacional interessados e actuantes, mas sem alunos interessados, com ambição e consciência, nada disto resulta. Vocês conseguiram demonstrar que a excelência é possível. Quando Rotary Clube de Tavira reconhece publicamente esta excelência, está também a incentivar todos os outros alunos a abraça-la. Quero pois dizer-vos, obrigado porque vocês nos fazem criar a esperança de que de facto este País tem futuro. Tenho a certeza que daqui a alguns anos vos vou dizer que vocês, já não tão jovens, continuam excelentes e que o Rotary Clube de Tavira, já o tinha reconhecido. Os representantes das Escolas, dirigiram palavras de apreço aos alunos distinguidos, apontando-os como exemplo a seguir pelos colegas.
O Presidente do Município, Jorge Botelho, “quando se vem a uma cerimónia destas, eu diria que o mais importante é o mérito, mas há o papel dos pais, que é incutir nos jovens o gosto pela leitura, pela descoberta, pelo conhecimento e por aquilo que não é só estudo. Porque o estudo não esgota a cidadania. Há imensas actividades que estes jovens fazem que os completam como cidadãos, preparadíssimos, para aquilo que vem a seguir. Quem vai para a Universidade, vai mais preparado do que os outros todos. Para os que vão para o Secundário também, porque isto é um processo de ir fazendo, ir preparando, ir interessando, para aquilo que é a nossa comunidade local. Porque jovens dinâmicos são o motor da sociedade. Devem ser bons alunos. Há aqui o papel muito importante dos pais que eu gostava de distinguir porque pais competentes em que a própria experiência faz ter mais competências e estimulam os alunos em ir mais além. Professores competentes que instigam os alunos a procurar mais, a serem bons cidadãos fazem seguramente alunos competentes.
Eu, só me lembro dos meus professores competentes. Não me deixaram grandes marcas os professores menos exigentes. Quando os Rotários distinguem uma comunidade e os melhores entre a comunidade, distinguem os pais, os professores. Este trabalho conjunto, também distingue os alunos que melhor aproveitam essa dinâmica. Nós seguramente, somos uma terra, Tavira, de gente de bem. Terra de saber que andou sempre para a frente e durante muitos séculos andou sempre à frente dos outros todos”. Geraldo de Jesus
ALGARVE PRESS, perguntou aos alunos distinguidos, o que representava para eles a distinção. A área de estudo e como era possível conciliar estudos com outras actividades.
João Martins, Escola D. Manuel I. É muito significativo porque o trabalho compensa e ser reconhecido desta maneira é importante para mim. Ainda não tenho bem a certeza, mas acho que estou na área certa. Ciências e Tecnologias. Com trabalho. É possível reconciliar tudo e principalmente ter muita vontade.
Cláudia Rodrigues, Escola D. Paio Peres Correia. É muito importante. É o reconhecimento daquilo que nós fazemos, do que demos para obter estas notas, sermos reconhecidos perante outras pessoas. Ando nas Tecnologias, mas ainda não sei bem. Espero ter uma boa média para depois decidir, um pouco mais tarde. Há mesmo tempo para outras coisas. É preciso saber conciliar. Jogo andebol. Tenho muitos amigos. Participo nos jogos. É possível fazer tudo isso.
Joana Pereira, Escola Secundária Dr. Jorge Correia. É o reconhecimento de todo o meu esforço, desde o básico até ao Secundário e acho que iniciativas como estas devem ser tomadas, porque os bons alunos que se esforçam e dão tudo de si, devem ser reconhecidos. Estou na Faculdade de Farmácia, em Lisboa e estou a gostar muito. Para se ser bom aluno é preciso fazer alguns sacrifícios, que são compensados, com trabalho, muito esforço, porque nada se consegue sem esse esforço. G. J.