quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Albufeira recebe I CONFERÊNCIA DE GENEALOGIA DO ALGARVE

No dia 29 de outubro, pelas 15h00, o Salão Paroquial da Guia acolherá a apresentação do projeto “Genealogia do Algarve - o caso da Guia”, a cargo de Nuno Campos Inácio. O evento pretende relacionar todas as pessoas que nasceram, casaram ou faleceram na freguesia, desde 1592 até ao presente, com o objetivo de criar uma árvore genealógica do Algarve.
A iniciativa contará ainda com uma breve apresentação sobre a pintura mural recentemente descoberta na Capela de São Sebastião, a levar a cabo por Ana Martinho e Pedro Gago. A encerrar, haverá um momento musical de acordeão e violino. Segundo a vereadora da Cultura, Marlene Silva, “o contributo dos munícipes para o desenvolvimento deste projeto é extremamente importante. Só, assim, se conseguirá criar uma rede genealógica do concelho mais completa, que ajude a preservar a história do Município e as memórias do nosso povo”. A autarca deixa o seu agradecimento a todos os que já contribuíram, preenchendo o impresso com os respetivos dados.
Esta é uma organização da autarquia, através do seu Arquivo Histórico, integrado na Divisão de Cultura. Refira-se que o projeto de Genealogia do Algarve conta com o suporte de uma base de dados na Internet, de dimensão regional, que trata a informação pessoal e familiar de todos os indivíduos que nasceram, casaram, ou faleceram no Algarve. Através desta ferramenta, é possível criar árvores genealógicas e revelar as relações familiares de todos os indivíduos, desde que há registos, até 1905 (ano que é permitido por lei divulgar dados pessoais). Qualquer pessoa poderá aceder aos dados, entre nomes, datas, localidades, informações biográficas, profissões e imagens, com recurso a várias fontes e registos antigos. O projeto www.genealogiadoalgarve.com, da autoria de Nuno Inácio, é, segundo o autor, “pioneiro mundial neste tipo de pesquisa e tratamento informativo e uma ferramenta útil para estudos científicos”.