quinta-feira, 28 de abril de 2011

V. R. DE SANTO ANTÓNIO ASSINA ACORDO DE COOPERAÇÃO COM O MUNICÍPIO DO SAL



O Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Eng. Luís Gomes, assinou hoje um Acordo de Cooperação com o Município do Sal, República de Cabo Verde, com o objectivo de desenvolver entre os dois Municípios laços estreitos de cooperação no que diz respeito ao desenvolvimento sócio-cultural, turístico e económico.
O acordo celebrado contempla a colaboração na área dos Cuidados Primários de Saúde, da Psicologia e da Saúde (com especial enfoque na saúde do idoso e Casa do Avô e o aprofundamento das relações nesta área com a República de Cuba), no Desporto (com especial incidência no binómio Turismo-Desporto), na Economia (com o estabelecimento de parcerias no âmbito da gestão de campos de Golfe), na Formação Profissional e Técnica e na Cultura (promovendo intercâmbios culturais).
Para a assinatura deste acordo em muito contribuiu a relação estreita estabelecida entre os dois países e a vontade comum de responder às aspirações e necessidades das populações e de promover o diálogo e intercâmbio de experiências.
Para Luís Gomes, “este acordo agora estabelecido vem mostrar ainda mais o vasto campo de oportunidades que constitui o mundo da lusofonia. Nem estes tempos conturbados, assinalados pelo forte impacto de uma crise generalizada, impedem o estabelecimento dos laços de solidariedade. Por isso, num período pré-eleitoral como que vivemos, é de lamentar que, nos programas eleitorais que vão sendo conhecidos, não apareçam linhas de acção social e na área da saúde bem definidas. E, mais, é necessário fazer um esforço suplementar para democratizar a saúde e o acesso aos cuidados médicos, como demonstram as carências sentidas no Algarve e no interior do país”.