quinta-feira, 28 de abril de 2011

As Maias em Lagos




AS MAIAS são uma tradição que se perde no tempo, muitas vezes associada à celebração da Primavera, e que, em Lagos, teima em não desaparecer.

Mais uma vez, e com o objectivo de incentivar as pessoas para que mantenham esta tradição viva, a Junta de Freguesia de São Sebastião realiza, no dia 01 de Maio, um Concurso para eleger a “Maia” mais bonita.
Esta iniciativa conta com a participação dos habitantes e escolas do concelho que, durante este período, expõem por toda a localidade bonecas de trapos, elaboradas artesanalmente, vestidas com trajes típicos e enfeitadas com flores, retratando em alguns casos “quadros” quotidianos. Os trabalhos a concurso estarão expostos nas janelas, portas, varandas e ruas, na cidade e em várias localidades do concelho (Mercado Municipal da Avenida / Portelas/ Chinicato e Cidade). Um Júri irá avaliar os respectivos trabalhos e decidir qual a Maia vencedora.
Para além deste Concurso, também o Grupo de Amigos do Chinicato (GAC) faz questão de manter viva a tradição. O GAC organiza uma exposição de Maias, que está patente ao público entre os dias 01 e 09, no Salão do Grupo de Amigos do Chinicato e nas ruas desta localidade.