quinta-feira, 28 de abril de 2011

EM CABANAS DE TAVIRA - CONCURSO DE FADOS, AH FADISTA

A Associação Almadrava, realizou com o apoio da Junta de Freguesia de Cabanas, no Clube Cabanense - que esgotou a lotação - a última eliminatória do Iº Concurso de Fados Ah Fadista!, em que foram seleccionados, Aurora Gonçalves, Vera Cristina e Joana Costa.




Não foi fácil para o júri fazer a selecção, dada a boa qualidade dos concorrentes.
O público escutou também a fadista convidada, Cremilde uma voz bem algarvia.
Aurora Gonçalves, disse-nos que há muitas vozes jovens a cantar o fado e que o prazer de cantar, é maior do que o de ganhar. “Sei que é um concurso e que as vozes são boas. Fiquei feliz, por vencer, apesar de ter estado adoentada. Se não ganhar em Tavira, não faz mal. Para o caso de ser necessário já tenho outros fados preparados”.
Márcio Gonçalves, Presidente da direcção da Almadrava “ainda bem que a casa encheu é sinal que o fado tem público que gosta de o ouvir. Na final vamos ter doze grandes vozes e vai ser um grande espectáculo com Dança Contemporânea, da Escola de Maria de Freitas Branco e outras surpresas e, claro, a convidada é Cuca Roseta, uma fadista que está a aparecer em grande plano”.
Na final, vão estar em palco, os doze fadistas apurados: Emanuela Furtado, Mayte Salgueiro, Luís Moreno, Inês Gonçalves, João Limpo, César Matoso, Rui Encarnação, Susel Caetano, Patrícia Serra, Aurora Gonçalves, Vera Cristina e Joana Costa.
A final do concurso tem lugar no próximo sábado, dia 30 de Abril, a partir das 21H30 e pelo preço de cinco euros, assista ao vivo à eleição do vencedor e a um grande espectáculo.

ANIVERSÁRIO COM FADOS
- CABANAS DEZ ANOS DE ASCENÇÃO A VILA


A data da elevação de Cabanas a Vila é dia 19 de Abril, disse-nos Carlos Baptista Presidente da Junta de Freguesia. “Como era a meio da semana, deixamos a comemoração para hoje. Quando a Associação Almadrava nos fez esta proposta, imediatamente aceitamos, porque entendemos que o fado é o nosso género de música mais genuíno e como tal é nossa obrigação dar esse apoio. Hoje, felizmente, tivemos aqui a casa cheia de aficionados do fado e foi um concurso que decorreu às mil maravilhas.
Esta fase da eliminatória tinha-nos sido proposta para outra altura, mas pedimos que fosse agora precisamente para integrar as comemorações do 10º. Aniversário da ascensão de Cabanas a Vila. Estamos a brindar a Vila com a exposição das sete edições dos concursos de fotografia e neste momento, depois de se cantar os parabéns, ainda se come bolo. Juntou-se o útil ao agradável e foi uma noite em beleza.
São iniciativas destas, de jovens que trabalham em prol da cultura das suas terras, que temos de valorizar e quem faz um trabalho maravilhoso nesta área, julgo, que merece, por parte das autarquias, todo o apoio. Efectivamente é uma grande iniciativa”.

Geraldo de Jesus