terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Tavira: Apresentação do livro “Um olhar no tempo” de David Sequeira


No próximo dia 5 de Fevereiro, Sábado, pelas 11 horas, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, terá lugar a sessão de apresentação do livro “Um olhar no tempo”, de David Sequeira, com Prefácio do Bispo Emérito do Algarve, D. Manuel Madureira Dias.
Segundo o autor do prefácio “Não se pode querer encontrar aqui, nem a biografia de quem escreve, nem o relato minucioso de uma vida de pastor da Igreja na plenitude das suas actividades sacerdotais. Mas muito nos é dito da sua vida de “estudante e professor” e das muitas actividades culturais, desportivas e musicais. Parece ser intenção do seu autor, deixar uma “memória” de muita coisa acontecida para que tal memória “não se venha a perder”. Trata-se de um testemunho. E é, como tal, que deve ser lido e entendido”
Padre David Gonçalves Sequeira, natural de Pêra, Silves, com 54 anos de ordenação sacerdotal, foi Pároco em Tavira desde 1969 até 2008. Licenciado em Filologia Românica pela Universidade Clássica de Lisboa, foi professor do Ensino Secundário em Tavira durante mais de trinta anos.
Antes da sua nomeação para esta cidade, havia feito, em Roma, o Magistério em Canto Gregoriano e a Licenciatura em Composição Sacra.
Aqui fundou e dirigiu o Coral Nova Esperança, mais tarde denominado Psallite Chorus, por onde passaram, desde 1989, mais de 300 jovens tavirenses, a quem ensinou o domínio da pauta, incentivando muitos deles à aprendizagem da música e ao gosto pela execução instrumental.
O autor constituiu-se, ao longo destes últimos quarenta anos e para além das suas atribuições pastorais, como uma presença interessada e constante na vida social e cultural da cidade de Tavira.
Relatos da sua própria formação, dos caminhos que percorreu e das funções pedagógicas que exerceu, ficam autenticados por este seu “Um olhar no tempo”.