terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Miguel Freitas apela a maior participação de empresas e empresários da região na integração profissional de jovens com deficiência

O Presidente do PS Algarve, Miguel Freitas, apelou, ontem, às empresas e empresários da região, para um maior contributo na integração de trabalhadores com deficiências no mercado de trabalho, solidificando assim o esforço desenvolvido nos últimos anos pelas diversas Instituições Particulares de Solidariedade Social na formação profissional de activos.


Miguel Freitas, que visitou a Unidade de Formação Profissional da Associação Algarvia de Pais e Amigos das Crianças Diminuídas Mentais (AAPACDM), em funcionamento há cerca de 19 anos, realçou a necessidade de uma maior coesão entre os organismos do Estado e a sociedade civil, no sentido de absorver esta mão-de-obra especializada.
“Há que valorizar o trabalho notável que as instituições estão a desenvolver e sensibilizar as empresas e os empresários no sentido de uma maior responsabilidade social para com esta faixa da população que, naturalmente, em momentos de crise, tem ainda maior dificuldade em encontrar saídas no mercado de trabalho”, frisou.
A actual conjunta económica associada aos constrangimentos à integração profissional de formandos com deficiência, resultantes das recentes alterações à legislação, foi uma das questões analisadas durante a visita à AAPACDM, cuja direcção manifestou a sua preocupação pela quebra significativa do número de activos contratados desde 2010, altura em que deixaram de ser atribuídos às empresas os subsídios de compensação.
Miguel Freitas sublinhou, a propósito, a necessidade de uma adaptação das instituições aos novos modelos de apoio financeiro, actualmente em fase de regulamentação, de forma a que estes sirvam de estímulo às empresas para a integração destes jovens, tendo salientado também a importância de uma avaliação diferenciada das candidaturas à formação na área da deficiência, especialmente no âmbito do Programa Operacional de Potencial Humano (POPH).
“Não se podem avaliar candidaturas à formação na área da deficiência através dos mesmos padrões que se avalia uma candidatura vocacionada para pessoas sem deficiência, pelo que os mecanismos criados para esse fim devem compreender a diversidade inerente a estas populações, salvaguardando assim a concretização de mais projectos nesta área” considerou o líder socialista e também Deputado na Assembleia da República pelo distrito de Faro.
No âmbito da visita realizada ontemn, que contou com a participação da Delegada Regional do Instituto do Emprego e Formação Profissional, Miguel Freitas considerou que o Algarve é uma região onde se verifica uma preocupação séria sobre os problemas da deficiência, tendo realçado o “trabalho notável” realizado pelas sete instituições que desenvolvem formação profissional nesta área.
“É necessário apoiar mais estas instituições, porque esta é uma responsabilidade de todos. O Estado faz a sua parte mas, nestes tempos em que as dificuldades são muitas, é preciso que todos dêem o seu contributo para que estas instituições continuem a existir”, defende Miguel Freitas.
Fundada em 1968, a AAPACDM tem em funcionamento há cerca de 19 anos uma Unidade de Formação Profissional, destinada a pessoas com deficiência ou incapacidade, visando a sua integração no mercado de trabalho. Entre 2009 e 2010 a instituição formou um total de 129 pessoas. Este ano tem em formação 59 jovens em diversas áreas como a de Hotelaria/Restauração e Floricultura/Jardinagem.
Esta acção de trabalho, realizada pela Direcção Regional do PS, integrou ainda uma visita à fábrica Faro Doce, empresa que emprega actualmente três jovens formados pela AAPACDM, dois dos quais desde 2003.