terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Escolas de Lagos dinamizam projecto de solidariedade



O Agrupamento Vertical de Escolas de Lagos está a desenvolver, desde o início do ano lectivo, um projecto cujo ponto de partida é o significado da palavra solidariedade.
Foi neste âmbito que a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Joaquina Matos, se deslocou à Escola E.B.2,3 Tecnopolis, no passado dia 27 de Janeiro, para falar com os alunos sobre este mesmo tema, a propósito da iniciativa deste Agrupamento.
Refira-se que, desde o início do ano lectivo, e no âmbito da Área Não Curricular de Formação Cívica, foi pedido aos alunos do Agrupamento Vertical de Escolas de Lagos para participarem num projecto cujo ponto de partida era perceber o significado da palavra solidariedade.
De acordo com a Direcção do Agrupamento e a equipa de docentes dinamizadores do projecto os “valores e atitudes mais do que proclamados ou ensinados devem ser postos em prática”. Por isso, foi pedido aos alunos que quisessem participar que retirassem do seu mealheiro 1€ por mês, a fim de contribuírem para um cabaz de géneros alimentares.
A ideia é que os cabazes conseguidos sejam entregues pelas escolas participantes à autarquia, para que esta faça chegar os mesmos a famílias necessitadas e já referenciadas pelos serviços de acção social da Câmara. Foi exactamente o que aconteceu no passado dia 27 de Janeiro. A Vice-Presidente da autarquia fez-se acompanhar por elementos da Divisão de Habitação e Acção Social e, neste dia, foi entregue, pelos próprios alunos participantes, o primeiro conjunto de cabazes a resultar deste projecto.