terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

MODERNIZAÇÃO DO PARQUE ESCOLAR ABRANGE ESCOLA SECUNDÁRIA DE TAVIRA


A Escola Secundária de Tavira Dr. Jorge Correia integra a quarta fase do Programa de Modernização do Parque Escolar, o qual visa a reabilitação dos estabelecimentos escolares do ensino secundário.
A implementação deste programa constitui um factor de desenvolvimento do país em termos urbanísticos, de acordo com o modelo territorial proposto no Programa Nacional de Política de Ordenamento do Território (PNPOT), contribuindo quer para o aumento da sua atractividade, quer para a redução das assimetrias regionais.
Esta medida apresenta três objectivos fundamentais:
1. Recuperar e modernizar os edifícios, potenciando uma cultura de aprendizagem, divulgação do conhecimento e aquisição de competências;
2. Abrir a escola à comunidade, centrando-a nos meios urbanos em que se inserem, criando condições espaço funcionais e de segurança para que, nos horários pós ou extra-escolares, os edifícios possam ser utilizados pela comunidade;
3. Criar um sistema eficiente e eficaz de gestão dos edifícios, garantindo, para além da operação de requalificação e modernização, três condições:
• Resposta às intervenções pontuais de reparação ou programadas de conservação e manutenção;
• Fomentar a correcta utilização das instalações e dos equipamentos, formando, acompanhando e responsabilizando os utilizadores;
• Garantir a plena utilização das instalações.
Este programa enquadra-se nos objectivos do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), bem como no eixo prioritário IX - Desenvolvimento do Sistema Urbano Nacional - do Programa Operacional Temático Valorização do Território (POTVT).
Nas prioridades estratégicas e compromissos de desenvolvimento estabelecidos pelo QREN, o investimento no sector da educação, em particular no que se refere à modernização do parque escolar, desempenha um papel fundamental em termos de elevação do nível médio de qualificação escolar, cultural e profissional da população, bem como da qualificação social e económica das cidades e do território.