sábado, 11 de dezembro de 2010

São Brás de Alportel desafia a uma volta ao mundo na II Semana Intercultural



Em São Brás de Alportel o espírito do Natal é partilhado por todas as culturas do mundo que se juntam para celebrar a II Semana Intercultural do município, de 11 a 18 de Dezembro.
Composta por uma miscelânea de culturas provenientes das mais de 40 nacionalidades que residem no município de São Brás de Alportel, a II Semana Intercultural pretende sensibilizar para outras tradições, outros conceitos de Natal que variam consoante o país, mas que mantêm alguns princípios em comum, como a solidariedade e a paz.
Neste âmbito, a II Semana Intercultural de São Brás de Alportel integra um vasto programa de actividades dedicado a esta quadra festiva. No sábado, dia 11, o Mercado Municipal de São Brás de Alportel acolhe, entre as 10h00 e as 12h00, a Acção de Sensibilização e Informação, do Centro Local de Apoio à Imigração. Esta acção pretende dar a conhecer os diversos serviços prestados às comunidades imigrantes a residir no município, no sentido de melhor integrar e orientar as comunidades estrangeiras.
Neste sábado a solidariedade é guiada pelos olhos do coração de Ricardo Martins, músico e compositor que regressa a São Brás de Alportel para participar na acção “Vamos Ajudar os meninos do hospital a sorrir”, mediante a cedência de 10% do valor arrecadado com a venda do seu mais recente trabalho “Caminheiro de Mim”. Esta acção promovida em colaboração pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel e a Associação dos Amigos da Pediatria do Hospital de Faro tem por objectivo angariar fundos para renovar o serviço de pediatria e dar um pouco mais de conforto às crianças hospitalizadas.
No exterior do Mercado Municipal decorre ainda um espectáculo composto por actuações de dança, teatro, música e louvores, pelo Grupo de São Brás de Alportel Semeadores da Boa Nova. O encerramento da animação cabe à interpretação coreográfica de um “Flash Mob Tour” por 40 jovens do Programa Escolhas.
Esta encenação integra o Programa Escolhas “Portas Abertas” que apresenta um fim-de-semana, dias 11 e 12, repleto de actividades com várias sessões informativas, workshops, convívios e passeios pedagógicos. O Programa Escolhas, desenvolvido em São Brás de Alportel há vários anos, tem por objectivo promover a inclusão social de crianças e jovens provenientes de contextos socioeconómicos mais vulneráveis, dando especial atenção a descendentes de imigrantes e minorias étnicas, tendo em vista a igualdade de oportunidade e o reforço da coesão social.
No dia 18, a interculturalidade apresenta-se à mesa, entre as 10h00 e as 12h00, no Mercado Municipal. A I Demonstração de Culinária integra uma Mostra de Sabores do Mundo, uma viagem ao mundo dos sabores e dos aromas que fazem parte da identidade cultural de cada país.
A viagem pelo mundo das culturas termina com a exposição da Árvore de Natal Intercultural decorada com pequenos objectos de todas as cores que compõem o globo. Patente de 11 de Dezembro de 2010 a 6 de Janeiro de 2011, no Cine-Teatro São Brás e com mais de 2 metros de altura revestidos por materiais alternativos, como canas, cartões, arames e guardanapos de papel, a Árvore de Natal Intercultural pretende ser um símbolo de fraternidade entre os diferentes povos. Em vez das habituais bolas e fitas decorativas esta árvore acolhe pequenos objectos decorativos típicos de várias culturas que conduzem os visitantes à descoberta de novas visões do Natal e do mundo.
A II Semana Intercultural de São Brás de Alportel mostra desta forma várias visões e interpretações de Natal para uma quadra festiva de horizontes abertos para outras formas de celebrar o nascimento de Jesus