sábado, 11 de dezembro de 2010

Na UALG: Seminário internacional da CPLP debate “Qualidade do Ensino Superior”


A Qualidade do Ensino Superior: Isomorfismo, Diversidade e Equidade vai estar em debate na Universidade do Algarve, nos dias 13 e 14 de Dezembro, no II Seminário Internacional sobre Ensino Superior na Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP). Este encontro científico decorre no Anfiteatro Vermelho da Faculdade de Economia (Edifício 9), no Campus de Gambelas, e conta ainda com as participações das universidades de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique e S. Tomé e Príncipe.
A realização deste evento visa a construção de um espaço comum do Ensino Superior na CPLP, facilitando o intercâmbio de saberes e experiências, a mobilidade académica, o mútuo reconhecimento dos estudos e contribuindo para a criação e desenvolvimento de centros de pesquisa na Comunidade dos Países Lusófonos.
O interesse científico deste encontro desenvolve-se em torno de vários eixos que se traduzem no fortalecimento do diálogo para a concertação de políticas públicas de Ensino Superior, na coordenação de posições comuns para a articulação com outras instâncias, tais como organismos internacionais, redes e blocos educativos/formativos, e na incrementação de estratégias de acção conjunta para a transformação do Ensino Superior, fomentando assim para o desenvolvimento sustentável da sociedade.
De sublinhar o interesse em torno desta temática, uma vez que a cooperação interinstitucional e internacional poderão contribuir significativamente para o desenvolvimento das potencialidades das instituições envolvidas e para o fortalecimento dos processos de integração dos sistemas de Ensino Superior na CPLP.