terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Lagos: Transportes públicos “A ONDA” actualizam tarifários para 2011



A Câmara Municipal de Lagos deliberou, na sua última reunião de Câmara, aprovar a proposta de alteração ao tarifário do serviço de transportes públicos de Lagos “A Onda” para o ano de 2011.

A aprovação representa um aumento de 21% nos bilhetes (mais utilizados pela comunidade turística), 17% nos pré-comprados (utilizadores não regulares) e 16% nos passes (utilizados pela comunidade lacobrigense), sendo previsível que a receita total aumente cerca de 18%.

Esta decisão foi tomada tendo em conta a actual taxa de cobertura do serviço, que, embora tenha subido este ano, se encontra abaixo do 40%, pelo que a Câmara Municipal assume cerca de 2/3 do custo do serviço.

Neste âmbito, a FuturLagos – Entidade Empresarial Municipal elaborou um estudo denominado “Análise de Cenários de Actualização Tarifária para o sistema de Transportes Urbanos de Lagos – Dezembro 2010” onde foram analisadas duas alternativas para o aumento do tarifário praticado neste serviço.

Dos cenários apresentados, e depois dos mesmos terem sido devidamente analisados pelos serviços municipais, a autarquia aprovou a segunda alternativa (acima descrita) uma vez que esta se desenha a mais vantajosa, é aquela que penaliza menos os utilizadores regulares dos transportes (nomeadamente os utilizadores de passes) e a que prevê maior receita.

De salientar que grande parte dos utilizadores dos passes pertencem à categoria com desconto de 50% (estudantes, 3ª idade, deficientes e desempregados de longa duração), pelo que o aumento nesta comunidade será ainda mais reduzido.