terça-feira, 28 de dezembro de 2010

CONCERTO DE ANO NOVO DA ORQUESTRA DO ALGARVE NO CASINO DE VILAMOURA




Como já vem sendo hábito e seguindo uma tradição que se iniciou em Viena e que hoje tem lugar nas principais capitais europeias, a Orquestra do Algarve sobe ao palco do Casino de Vilamoura (Sala Miralago), no dia 1 de Janeiro, pelas 17h30, para apresentar um Concerto de Ano Novo que terá como convidada especial a soprano Ana Paula Russo.
A primeira parte do programa celebra sobretudo Mozart, relembrando também árias de Bach e Lehár, ao lado de Ana Paula Russo que interpretará árias de referência destes compositores.
A segunda parte é dedicada a Strauss Jr., Brahms e John Barry. A batuta estará nas mãos, mais uma vez, do maestro titular da Orquestra do Algarve, Osvaldo Ferreira.
O preço das entradas é de 8 euros.

A soprano
Ana Paulo Russo completou o Curso Superior de Canto do Conservatório Nacional, estudou em Salzburg e Luzern com Elisabeth Grümmer e H. Diez e trabalhou com Gino Becchi, C. Thiolass, Regine Resnick e Marimi del Pozo. Licenciou-se em Canto pela Escola Superior de Música de Lisboa.
Como solista tem actuado em inúmeros concertos de “Lied”, ópera e oratória, quer em Portugal, quer no estrangeiro (Espanha, França, Bélgica, País de Gales, Itália, Macau, Canadá, Estados Unidos).
Em 1988 obteve o 1º prémio de Canto no concurso da Juventude Musical Portuguesa e no Concurso Olga Violante; no mesmo ano, em Barcelona foi finalista no Concurso F. Viñas. Em 1990 foi laureada nos Concursos Internacionais de Oviedo e “Luisa Todi”.
Em 1989 representou Portugal no prestigiado concurso “Cardiff Singer of the World”.
Gravou em CD uma colectânea de canções de Natal para canto e guitarra e um programa de peças musicais relacionadas com o Palácio da Ajuda. Em 1996 foi a soprano-solista das gravações para CD da obra “Matutino dei Morti” de J. D. Bomtempo. Em 1999, integrou o elenco que gravou para CD a ópera de M. Portugal “Le Donne Cambiate”, no papel de “Condessa Ernesta”.
Gravou para a RTP vários programas da série “Tempos de Música”, dedicada à música portuguesa ao longo dos tempos.
A sua carreira tem tido um destaque especial no âmbito da ópera e música cénica podendo ser referidos os papéis de : “Oscar” (“O Baile de Máscaras”), “Marie” (“A Filha do Regimento”), “Ninette” (“O Amor das Três Laranjas”), “Musetta” (“La Bohéme”), “Adele” (“O Morcego”), “Clorinda” (“La Cenerentola”), “Condessa Ernesta” (“As Damas Trocadas”), “Hanna” (“A Viúva Alegre”), “Najade” (“Ariadne auf Naxos”), “Cunegonde“ (“Candide”), “Vespetta” (“Pimpinone”), “Eurydice” (“Orfeu nos Infernos”), “Rouxinol” (na ópera homónima de Stravinsky), “The English Cat” (Henze), “D. Anna” (D. Giovanni), entre muitos outros.
Em Abril de 98 integrou o elenco que fez a estreia mundial da ópera “Os Dias Levantados” de A. Pinho Vargas, gravada posteriormente em CD para a EMI.
Foi escolhida para desempenhar um dos papéis principais da ópera “Corvo Branco” de Philip Glass, levada à cena em estreia mundial na Expo ’98 e no Teatro Real de Madrid e, em Julho de 2001, no New York State Theatre (Lincoln Center – Nova Iorque).
Em 2004, no 10º aniversário da morte do compositor, interpretou o soprano solista do Requiem de Fernando Lopes-Graça, versão recentemente editada em CD (2006).
Em conjunto com o guitarrista Carlos Gutkin, lançou o CD “Melodia Sentimental”, um percurso musical ibero-americano, que tem obtido grande exito em concertos em Portugal e Espanha.
Em 2008 integrou o elenco que fez a estreia mundial da ópera “Evil Machines” da autoria de Terry Jones (Monthy Python), com música de Luis Tinoco.
Em 2009 gravou um CD de árias de ópera cantadas por Luísa Todi e outro com a “Missa Grande “ de Marcos Portugal.
É Professora de Canto na Escola de Música do Conservatório Nacional.
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