terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Lagos: Município classifica OFICINA DO ESPINGARDEIRO como imóvel de interesse municipal


O Edifício sito no gaveto entre a Rua Dr. Júlio Dantas e a Travessa da Coroa, no Centro Histórico de Lagos, e onde está instalado, desde 2008, o núcleo museológico dedicada à historia da evolução urbana da cidade, foi classificado pela Câmara como “imóvel de interesse municipal”, culminando assim um processo iniciado em 2006, no âmbito do qual se reconhece a importância do imóvel no contexto histórico e cultural da cidade.
A época de construção do imóvel remonta a 1665, sendo um dos poucos edifícios anteriores ao terramoto de 1755 que ainda conserva a sua traça original. Foi primeiramente uma selaria, depois foi utilizado como oficina do Espingardeiro e, até recentemente, como armazém, tendo chegado a um ponto de quase ruína, antes da intervenção da Câmara Municipal que o recuperou para fins culturais. Situa-se no núcleo primitivo da cidade e fazia parte do grupo de edifícios dos antigos quartéis da Coroa. Na sua fachada ostenta a chancela do Conde de Avintes.
Com esta classificação, o Armazém do Espingardeiro passa a beneficiar de uma zona de protecção de 50 m contados a partir dos seus limites externos.