segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Câmara de Aljezur entregou manuais escolares a todos os alunos do 1º Ciclo


No arranque de mais um ano lectivo, o Município de Aljezur destaca o apoio que presta à Educação pré-escolar e ao 1.º ciclo do ensino básico, sendo que algumas medidas decorem do conjunto de competências próprias dos municípios e outras que, embora não fazendo parte das suas competências, são consideradas de grande importância para as famílias e os alunos.
No âmbito da acção social escolar o Município de Aljezur vai apoiar cerca de 48 % dos alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo, integrados nos escalões mais baixos do abono de família (1 e 2). Em matéria de transportes foram organizados 7 circuitos que por todo o concelho garantem a deslocação dos 310 alunos para todos os centros escolares, além de assegurarem ainda a deslocação dos alunos do ensino secundário desde a casa até ao transporte público da EVA e o seu regresso ao fim da tarde. O município garante não só o transporte dos alunos integrados no ensino obrigatório, como é sua competência, como também das crianças que frequentam os estabelecimentos de educação pré-escolar do concelho.
Garante ainda, como vem fazendo há já vários anos, a oferta dos manuais escolares a todos os alunos do 1.º ciclo, independentemente do escalão de abono de família.
A componente de apoio à família, para as crianças do pré-escolar, é garantida pela autarquia através de um protocolo com a IPSS-Casa da Criança do Rogil.
Destaca-se ainda como novidade neste arranque de ano lectivo, a abertura de mais uma creche no concelho, com capacidade para 33 crianças dos 4 aos 36 meses, construída na freguesia de Odeceixe e que vem completar o complexo escolar daquela freguesia e do concelho de Aljezur. Já a trabalhar, será oficialmente inaugurada pelo Secretário de estado da Segurança Social, Pedro Marques , no próximo dia 24 de Setembro.