segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Exposição patente no Governo Civil de Faro homenageia antigos Ministros do Reino à Administração Interna


“Esta é uma excelente oportunidade para que os algarvios conheçam e reconheçam o importante papel de um Ministério que, ao longo dos anos, tem sido determinante, porque contou com homens de muito valor que prestaram um grande serviço ao País”, considerou este sábado a Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, durante a inauguração da exposição “Ministros do Reino à Administração Interna, Retratos e Biografias”, promovida pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (MAI).
Durante a inauguração da exposição itinerante, realizada no Salão Nobre no âmbito das Comemorações do Centenário da República, Isilda Gomes destacou os quatro algarvios que exerceram o cargo no período abrangido pela mostra (1834-2009), tendo observado que homenagear quem trabalha em prol do País é uma obrigação de todos os cidadãos.
“Não nos podemos limitar às homenagens póstumas. Não devemos ter medo de enaltecer o trabalho de quem contribui de uma forma valiosa e inestimável para o bem deste País, por isso congratulo-me com o facto de esta galeria integrar um grande número de ex-ministros que continuam a trabalhar activamente nesse sentido”, referiu a Governadora Civil, para salientar que, entre os 144 homenageados no âmbito da exposição, deveria figurar também o actual Ministro da Administração Interna, Rui Pereira, pela qualidade do seu mandato.
“O Algarve deve muito ao Ministro Rui Pereira, por tudo o que tem feito para melhorar a segurança na nossa região”, frisou a Governadora Civil, para elogiar a iniciativa da Secretaria-Geral do MAI pelo seu contributo para a preservação da memória histórica nacional.
“É precioso termos memória, porque um país sem memória e sem história não tem futuro. E nós temos a responsabilidade de trazer à novas gerações o que os nossos antepassados fizerem em nome da melhoria da civilização mundial, pois se não transmitirmos essa herança não poderemos sentir orgulho de sermos portugueses”, referiu Isilda Gomes, que aproveitou o evento para anunciar o lançamento para breve do livro “”Cem Anos da República-Cem Personalidades do Algarve”, numa edição da responsabilidade do Governo Civil de Faro.
Recordar e perpetuar a memória dos políticos e dos homens que serviram o MAI ao longo de quase dois séculos, contribuindo para administrar, proteger e garantir a cidadania, as liberdades e segurança dos cidadãos é o objectivo da exposição “Ministros do Reino à Administração Interna”, que integra os retratos e biografias das 144 figuras que ocuparam o cargo ao longo dos últimos 175 anos.
O percurso cronológico, também disponível em Braille através de um documento que pode ser consultado no espaço da exposição, tem início em 1834, com a figura de D. Francisco de São Luís Saraiva, também conhecido como Cardeal Saraiva, e termina em 2007, com António Costa. Da galeria fazem parte os quatro algarvios que serviram o MAI, designadamente, Silvestre Falcão (Tavira) Alberto Carlos da Silveira (Lagos), José Mendes Cabeçadas Júnior (Loulé) e José Ribeiro Castanho (Vila Nova de Cacela).
Pela sua importância histórica, institucional e política, esta mostra tem um carácter itinerante, dinamizando a história do Ministério da Administração Interna pelas diferentes regiões do País.
Em Faro a mostra, assente num conjunto de painéis distribuídos por três períodos da História de Portugal, estará patente até dia 18 de Outubro, podendo ser visitada, gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.