segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Governadora Civil de Faro enaltece Uníssono do Hino Nacional pelo "profundo sentimento de patriotismo" nas Comemorações do Centenário da República


“Este foi um momento muito forte nas Comemorações do Centenário da República, ao traduzir o profundo sentimento de verdadeiro patriotismo que une todos os portugueses”, disse este sábado a Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, referindo-se ao Uníssono do Hino Nacional, interpretado por três bandas filarmónicas do Algarve.

Reconhecendo que a execução em uníssono de “A Portuguesa”, na Praça D. Francisco Gomes, no âmbito das Comemorações do Centenário da República, constituiu um momento de “especial ternura e emoção”, Isilda Gomes elogiou a iniciativa da Fundação Inatel, a que se associou o Governo Civil de Faro, tendo considerado que estes actos evocativos contribuem para fortalecer a Nação.

“Durante cem anos de República, já passamos por muitas fases, umas melhores do que outras, mas conseguimos ultrapassar sempre os problemas. Somos um povo lutador e estes momentos fazem-nos recuperar forças e ânimo para dar sequência aos nossos projectos como cidadãos, como portugueses e também como algarvios”, referiu a Governadora Civil, apelando à participação colectiva na afirmação do orgulho nacional e regional.

“O Algarve será o que todos nós quisermos e sinto-me muito grata por ser Governadora Civil de uma região – porque é de uma região que se trata, onde de facto os cidadãos têm consciência plena dos seus deveres e das suas obrigações, bem como do seu contributo para o bem-estar comum”, sublinhou Isilda Gomes, para realçar também a dinâmica e empenho das bandas filarmónicas algarvias na preservação deste género musical.

A interpretação do Hino Nacional ficou a cargo de três bandas, nomeadamente da Associação Filarmónica de Faro, da Filarmónica 1º de Dezembro, de Moncarapacho e da Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva, de Loulé que, após arruada a partir de três pontos diferentes da cidade, reuniram-se em frente ao Governo Civil de Faro para a execução em uníssono de “A Portuguesa”.

Esta cerimónia comemorativa do Centenário da República, contou com a presença do Presidente da Câmara de Faro, Macário Correia, da Delegada Regional da Cultura, Dália Paulo, dos Deputados Miguel Freitas e Antonieta Guerreiro, do Director da Agência da Fundação Inatel em Faro, João Escórcio e do Comandante do Regimento de Infantaria em Tavira, Coronel Pereira da Silva, bem como de elementos do staff do Ministério da Administração Interna e de várias entidades civis e militares na região.