segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Município de Alcoutim homenageia combatentes na Guerra Colonial e na I Guerra Mundial




A Câmara Municipal de Alcoutim dedicou o Dia do Município, 10 de Setembro, a todos os militares do concelho que combateram na Guerra Colonial e na I Guerra Mundial.
A homenagem integrou-se nas comemorações do Centenário da República, cuja próxima actividade decorrerá no dia 05 de Outubro, na Praça da República de Alcoutim.
A cerimónia, que decorreu na Praça da República da sede de concelho, juntou ex-militares combatentes na Guerra Colonial e familiares daqueles que perderam a vida nesta e na I Guerra Mundial.
Presentes nesta sentida homenagem estiveram, entre outros, o presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Dr. Francisco Amaral, o presidente da Assembleia Municipal, Rui Cruz, o chefe de Gabinete da Governadora Civil do Distrito de Faro, Tenente-coronel Silva Gomes, o Comandante da Zona Marítima do Sul, Chefe do Departamento Marítimo do Sul e Comandante Regional da Polícia Marítima do Sul, Capitão-de-mar-e-guerra Guilherme Marques Ferreira, o Comandante do Regimento de Infantaria n.º 1 de Tavira, Coronel Nuno Pereira da Silva e o ex-militante comunista, Carlos Brito.
Depois da conferência de Carlos Brito, subordinada ao tema “Duas guerras nos 100 anos da República”, procedeu-se à entrega das medalhas, uma homenagem e agradecimento aos doze militares alcoutenejos que, com espírito patriótico, lutaram e faleceram em nome de Portugal na I Guerra Mundial, entre 1914 e 1918 e na Guerra Colonial, entre 1961 e 1974.
No final da cerimónia, o presidente da Câmara Municipal de Alcoutim agradeceu a todos os ex-militares alcoutenejos que “se bateram de armas na mão por uma causa, que combateram em nome de Portugal” e lembrou que “devemos valorizar o potencial do nosso concelho e do País em várias frentes, não descurando nunca o papel desempenhado pelos militares no passado e no presente”. Terminou com uma palavra de apreço àqueles que, no cumprimento das suas obrigações militares, “ficaram com deficiências físicas ou psicológicas para toda a vida, os que sofrem de distúrbios pós-traumáticos de stress de guerra, para os que vivem na pobreza, exclusão social ou outras circunstancias adversas”.
Em honra dos que combateram e dos que perderam a vida nas guerras, serão colocadas, no largo do cemitério, duas placas com os nomes dos militares, que foram também apresentadas nesta sessão solene das comemorações do Centenário da República.