quinta-feira, 19 de agosto de 2010

São Brás de Alportel: Gala Memória aos Vestidos de Chita


Jardim da Verbena em São Brás de Alportel vai abrir o baú da saudade, na Gala Memória Vestidos de Chita
Os Gostos d’Agosto, programa de animação cultural do mês de Agosto em São Brás de Alportel continuam a surpreender… em mais uma emotiva NOITE DA VERBENA no próximo sábado, 21.
Palco de muitas manifestações culturais, ao longo de décadas e gerações, salão de festas ao ar livre por excelência, o Jardim da Verbena está no coração do centro histórico da vila e no coração da memória são-brasense, e prepara-se para abrir o Baú da Saudade e desvendar mais de meio século de memórias na Gala Memória Vestidos de Chita.
A Gala Memória Vestidos de Chita terá lugar no próximo sábado, dia 21 de Agosto, a partir das 21h30 e contará com Desfile, Percurso Musical pelas décadas de 80 e 90 e ainda um divertido Baile, para recordar os velhos tempos.
Em São Brás de Alportel, a história do concurso de vestidos de chita é antiga… deu os primeiros passos na década de 1950 e depois retomou este legado com um concurso que fez história, durante 15 edições, de 1983 a 1997, uma organização que nasceu no seio da Sociedade Recreativa 1.º de Janeiro e teve continuidade com a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários, responsáveis pela produção do concurso desde 1986 até 1997, data da última edição.
Estas 15 edições de concurso, de histórias, de vestidos de muitas memórias vão desfilar pelo palco do Jardim da Verbena, para recordar os tecidos, os penteados, os cortes e acabamentos, os sapatos, os passos e os ensaios e todo o universo deste concurso que marcaria para sempre a vida cultural são-brasense.
Esta Gala memória vem abrir este baú da saudade, fechado desde há 13 anos… convida a uma viagem que parte do Verão quente de 1983 e propõe-se revisitar todas as 15 edições, trazendo a palco os vestidos vencedores dos 3.º, 2.º e 1.º lugares e as jovens “misses” dessa época. Numa viagem acompanhada com os ritmos e o narrar dos acontecimentos que fizeram a história são-brasense.
Passados 27 anos, os vestidos de chita que vestiram tantas emoções regressam ao Jardim da Verbena, local onde tudo começou há tantas décadas atrás, numa produção conjunta da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal de São Brás de Alportel e da Sociedade Recreativa 1º de Janeiro para um tributo a todos os participantes destas bonitas páginas da história cultural são-brasense.
Cerca de 30 vestidos regressarão à passarela na noite de todas as emoções.
O percurso musical e a animação da noite está a cargo da Banda residente Hexavox e aguardam-se muitas surpresas…
Os ingressos para esta Grande Gala Memória “Vestidos de Chita” (no valor de 2,5€ cada) já estão à venda na Secretaria do Quartel de Bombeiros Voluntários e podem também ser adquiridos no dia da gala, a partir das 210h30, na recepção do Centro de Artes e Ofícios (junto à entrada para o Jardim da Verbena).
As receitas de bilheteira revertem inteiramente a favor dos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel.