quinta-feira, 19 de agosto de 2010

«HÁ 127 ANOS NASCEU EM LOULÉ O ALMIRANTE MENDES CABEÇADAS»


Figura incontornável da História da República Portuguesa, cujo 1º centenário da implantação este ano se comemora, o algarvio Almirante José Mendes Cabeçadas Júnior, um dos seus mais destacados obreiros, nasceu em Loulé a 19 de Agosto de 1883, falecendo em Lisboa no dia 11 de Junho de 1965.
Facto igualmente assinalável é o facto de ser um dos 3 algarvios e dos dois louletanos a ocupar a Presidência da República, juntamente com Manuel Teixeira Gomes e o Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva.
Participou na preparação do movimento revolucionário que implantaria a 5 de Outubro de 1910 o regime republicano em Portugal, tendo uma notabilíssima acção à frente do Arsenal do Alfeite e na luta pela vitória do movimento.
A par de uma brilhante carreira militar, desenvolveu intensa actividade política, de que destacamos, para além de Presidente da República, o desempenho, entre outras, das funções de Deputado à Assembleia Constituinte; Chefe do Governo na presidência do Dr. Bernardino Machado e Governador Civil do Distrito de Faro.
Ao recordarmos, neste primeiro centenário da República, a figura do Almirante Mendes Cabeçadas, prestamos ao republicano, ao democrata, ao louletano que sempre defendeu os interesses da sua Região Natal, a homenagem de todos os algarvios.

A GOVERNADORA CIVIL
ISILDA VARGES GOMES