sexta-feira, 14 de maio de 2010

UALG: No dia 21 de Maio às 21h30, no Pátio de Letras, o Centro de Investigação em Artes e comunicação (CIAC) da Universidade do Algarve organiza o pri


No dia 21 de Maio às 21h30, no Pátio de Letras, o Centro de Investigação em Artes e comunicação (CIAC) da Universidade do Algarve organiza o primeiro evento do Ciclo Artes e Comunicação, que contempla o lançamento de dois livros publicados pelo Centro: Nas margens. Ensaios sobre teatro, cinema e meios digitais, organizado por Gabriela Borges e A máquina encravada. A questão do tempo nas relações entre cinema, banda desenhada e contemporaneidade, de Bruno Mendes da Silva.
A antologia Nas margens. Ensaios sobre teatro, cinema e meios digitais é o primeiro livro da colecção Artes e Media criada a partir de um protocolo entre a Editora Gradiva e o CIAC. Os textos que compõem a antologia abordam processos da criação artística e tecnológica, tanto autorais quanto interactivos, nas suas relações com o ensino, a prática, a teoria e a crítica. Explicitando com isso os limites intersticiais entre diferentes formas de expressão e ressaltando as suas margens, que não estão apenas nas bordas, mas também no interior das próprias manifestações artísticas e comunicacionais.
A apresentação do livro será realizada pelo ensaísta, professor e programador cultural da Fundação Calouste Gulbenkian, António Pinto Ribeiro.
O livro A Máquina Encravada. A questão do tempo nas relações entre cinema, banda desenhada e contemporaneidade foi publicado pela Editorial Novembro e apresenta uma versão mais reduzida da tese de doutoramento em Literatura e Cinema apresentada pelo autor na Universidade do Algarve. Através de pistas encontradas em meios tão distintos como Cinema, Banda Desenhada, Videojogos e Metaversos, A Máquina Encravada prossegue uma noção de temporalidade pós-moderna. Tendo como ponto de partida Taxandria (cidade que parou no tempo), esta procura transdisciplinar visita os conceitos de neo-nomadismo, retenção espacial, simulacro e hiper-realidade.
O livro será apresentado pela coordenadora do CIAC, Mirian Tavares, que também foi a orientadora da tese.