sexta-feira, 14 de maio de 2010
Portimão recebe exposição inédita da vida e obra de Manuel Teixeira Gomes
A Câmara Municipal de Portimão vai inaugurar no próximo domingo, dia 16 de Maio, às 17h00, no Museu de Portimão, a exposição “Manuel Teixeira Gomes - Entre dois séculos e dois regimes”. A mostra inclui a exibição, pela primeira vez, de objectos decorativos utilizados na estadia do antigo Presidente da I República em Londres, enquanto Embaixador, e o telégrafo de onde recebeu a notícia da implantação da República. O segundo núcleo da exposição, “Portimão nos Alvores do Século XX”, mostra a cidade algarvia no início do século XX. No mesmo dia vai ser apresentado ao público o Prémio Museu Conselho da Europa 2010.
Integrada no plano de comemorações nacionais do 150º Aniversário do Nascimento de Manuel Teixeira Gomes e na mostra conjunta “Algarve: Do Reino à Região”, a exposição “Manuel Teixeira Gomes - Entre dois séculos e dois regimes” desafia os visitantes a acompanhar e descobrir o percurso único de Manuel Teixeira Gomes, natural de Portimão, de onde partiu para as suas viagens comerciais, diplomáticas, políticas, literárias e culturais.
Nela podemos assistir à transição entre o regime monárquico e republicano e ainda ao seu percurso no exílio, a que se impôs, revelando-nos o retomar do prazer da escrita e da fruição da paisagem mediterrânica. Pela primeira vez em Portimão serão expostos objectos decorativos e móveis utilizados pelo sétimo Presidente da I República em Londres, e um telégrafo usado na época, através do qual recebeu na sua terra natal, a notícia da Implantação da República em Lisboa.
Um conjunto de 5 obras do seu grande amigo Columbano Bordalo Pinheiro será também exibido, assim como a réplica do seu busto em bronze que se encontra na cidade argelina de Béjaïa, localidade onde passou os últimos anos do seu exílio.
“Portimão nos Alvores do Século XX” é um segundo momento da exposição e mostra alguns dos principais aspectos da evolução da antiga Vila Nova no primeiro quartel do séc. XX, na transição da monarquia para o regime republicano e as principais alterações realizadas neste período. Novos espaços e equipamentos urbanos surgiram de uma nova organização política e social, das necessidades de desenvolvimento e das carências sentidas no quotidiano dos portimonenses. Terra natal de Manuel Teixeira Gomes, Portimão assiste, no período de 1900 a 1925, à ascensão diplomática deste seu ilustre cidadão, à sua eleição para a Presidência da República Portuguesa e finalmente à sua partida para o exílio.
O dia da inauguração destas duas mostras, que poderão ser visitadas até 31 de Outubro, vai também ficar marcado pela apresentação pública do Prémio Museu Conselho da Europa 2010, conquistado recentemente pelo Museu de Portimão. Há 20 anos que Portugal não era coroado com esta distinção.