sexta-feira, 14 de maio de 2010

“Algarve – do Reino à Região”


Museu do Trajo de São Brás de Alportel
A iniciativa da Rede de Museus do Algarve, desenvolvida em parceria em 13 museus da região algarvia, “Algarve – do reino
à Região”, pretende abordar os últimos mil anos da história e da cultura algarvia, mediante a apresentação de 13 exposições temáticas que decorrem em simultâneo numa perspectiva articulada.
Cada museu escolheu livremente um tema a explorar com o objectivo de oferecer ao público visitante uma pequena parte da história, factos e períodos importantes que se ligam entre si nas diversas exposições para uma visão mais abrangente.
“Sombras e Luz – O Século XIX no Algarve” é o nome da primeira exposição a abrir ao público, a partir desta sexta-feira, dia 14, pelas 18h00 no Museu do Trajo, em São Brás de Alportel.
Esta exposição convida a uma viagem no tempo ao século XIX, aqui a máquina do tempo é o edifício do próprio museu, uma enorme casa oitocentista que acolhe a recriação de alguns ambientes da época, o doméstico, social e laboral, passando pela etiqueta, religião, músicas e os meios de comunicação. Um percurso que apela aos 5 sentidos e à emoção de visitar uma época distante, onde o vestuário, marcado pelo movimento romântico apresenta características de relevo na exposição. Os trajes e os objectos da época conduzem o visitante a um mundo de beleza, onde a função e a originalidade marcam presença e contam um pouco mais sobre o passado da região.
A indústria corticeira do século também merece especial atenção nesta viagem. Marco fundamental no desenvolvimento económico e cultural do município de São Brás de Alportel o mundo da cortiça integra todo um conjunto de saberes, utensílios e materiais que continuam na actualidade a exercer a sua função.
Uma viagem no tempo feita por objectos que contam histórias, músicas que despertam paixões e histórias reveladoras de um passado comum, que convidam a descobrir as “Sombras e Luz – O Século XIX no Algarve”.