sexta-feira, 14 de maio de 2010

São Brás de Alportel volta a ser palco da Gala Nacional de Acordeão



A V Gala Nacional de Acordeão regressa ao palco do Cine-Teatro São Brás, no próximo dia 15, pelas 21h30, para uma noite dedicada a um dos instrumentos mais populares da história musical do Algarve, o acordeão. Enraizado na cultura portuguesa, o acordeão foi desde sempre uma referência musical, uma tradição que é transversal a todas as faixas etárias e que se perpetua nos dias de hoje pelas mãos da juventude.
Esta iniciativa da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, conta com a coordenação técnica do professor Hermenegildo Guerreiro e pretende trazer a São Brás de São Brás de Alportel alguns dos melhores acordeonistas do país, com interpretações diversas que dão provas da versatilidade deste instrumento.
Em palco, uma dezena de acordeonistas mostram o que de melhor se faz e aprende em Portugal. João Carrusca, Sofia Henriques, Celina Piedade, Nelson Marto, Leonel Rodrigues, Fábio Guerreiro, Inês Vaz, João Guerreiro, João Frade e Guy Giuliano são as estrelas da noite, que prometem dar a conhecer novas sonoridades e muitos arranjos originais.
Além das interpretações individuais a V Gala Nacional de Acordeão conta com a participação de dois duos, o Duo “Acordeões em sintonia”, constituído pela dupla Nelson Marto e Leonel Rodrigues e o Duo “Odeon Conexion” composto pelos acordeonistas João Frade e Guy Giuliano.
Nelson Marto e Leonel Rodrigues iniciaram os seus estudos musicais em França, mas foi em Portugal que o projecto “Acordeões em sintonia” ganhou forma. Estes dois acordeonistas uniram talentos e uma enorme vontade de “dar um contributo importante na busca de uma maior popularidade e nobreza do Acordeão.”. Na actualidade contam com dois trabalhos discográficos, o 1º editado em 2007 com músicas originais e o 2º no presente ano, com a mesma preocupação de inovar. A participação destes dois acordeonistas na Gala Nacional de Acordeão promete dar a conhecer novas sonoridades e uma versão personalizada da sintonia entre artistas e acordeões.
O duo “Odeon Conexion”, constituído pelos reconhecidos acordeonistas João Frade e Guy Giuliano, surgiu da vontade de apresentar um reportório diferente do habitual neste tipo de formação. O improviso, a intensidade das valsas francesas, as músicas de norte a sul de Portugal, entre muitas outras sonoridades do mundo integram as actuações deste duo que pretende dar a conhecer o maior número de compositores, conhecidos ou não do grande público. Em palco as músicas do mundo ganham sempre um toque pessoal com arranjos feitos em conjunto, prova viva da cumplicidade e amizade que une estes talentosos artistas.
Durante a V Gala Nacional de Acordeão de São Brás de Alportel muitas serão as surpresas em palco, uma descoberta constante feita ao ritmo da tradição com pitadas de inovação, que revelam sonoridades e novas potencialidades do acordeão.