sexta-feira, 14 de maio de 2010

DIA DO MUNICÍPIO 2010: LOULÉ, QUARTEIRA E SALIR FORAM OS PALCOS DAS CELEBRAÇÕES















Vice-Presidente José Graça (drtª. na foto) anunciou presença (ainda por confirmar) da Ministra da Educação no lançamento da Escola da Fonte Santa, a 25 de Maio. Palestra sobre o topónimo de Carteia, no Centro Autárquico de Quarteira, Inauguração do Skate Park de Quarteira, lançamento do Portal do Munícipe, nos Paços do Concelho, e Festa da Espiga, em Salir, foram os pontos altos da data

Assinalou-se ontem mais um aniversário do Município de Loulé que este ano, pela primeira vez, coincidiu com as comemorações do Dia da Cidade de Quarteira. Muitos foram os motivos da festa que se centrou na sede do Concelho, na cidade de Quarteira e na vila de Salir.
Na ausência do edil Seruca Emídio, que se encontra em representação do Concelho num Encontro promovido pela Associação Europeia de Municipalidades com Marina, o vice-presidente, José Graça, foi o “chefe de cerimónias”.
Após as tradicionais cerimónias do hastear da Bandeira e Hino Nacional interpretado pelos Artistas de Minerva, em Loulé e Quarteira, a Autarquia associou-se ao programa das comemorações em Quarteira onde, no Centro Autárquico, a Junta de Freguesia local e os elementos do executivo municipal distinguiram os melhores alunos da freguesia. Raquel Sousa Filipe, Jessica Vairinhos, Mariana Costa e João Angelino (considerado também como o melhor aluno do Concelho), foram distinguidos com o diploma de Mérito Escolar 2008/2009 que, segundo José Graça, “constitui um incentivo a todos os jovens para a preparação da sua vida futura mas, também, aos seus professores”.
João Carlos Santos, quarteirense e estudante do Curso de Património Cultural na Universidade do Algarve, apresentou de seguida, uma palestra subordinada ao tema “Quarteira, abordagem de 1 Topónimo”, na qual falou sobre a origem de Carteia.
Durante a cerimónia, o número dois do executivo louletano referiu que este ano as celebrações do aniversário de elevação de Quarteira a cidade não se cingem apenas ao 13 de Maio. Assim, relembrou que, na semana passada, foram inaugurados os novos edifícios de habitação social no Bairro da Abelheira, que permitiram o realojamento de 20 famílias. E já no próximo dia 25 de Maio estão previstas mais dois momentos importantes para a cidade: a inauguração da Creche “Meninos do Aleixo”, da Fundação António Aleixo, e o lançamento da primeira pedra da Escola EB1/JI da Fonte Santa. “Nesse dia está prevista a presença da Ministra da Educação no lançamento da escola, uma situação ainda sujeita a confirmação”, anunciou José Graça.

Skate Park inaugurado

Já no Complexo Desportivo, foi inaugurado o Skate Park de Quarteira, um investimento orçado em 100 mil euros e que reúne todas as condições para a prática de skate, patins-em-linha ou BMX, desde a iniciação até a um nível avançado, permitindo a evolução dos atletas.
“Quarteira tem uma juventude com uma força tremenda e este é o espaço indicado para eles libertarem essa energia que têm a mais”, referiu José Coelho Mendes, presidente da Junta. Já José Graça reportou-se à “tradição deste desporto em Quarteira, que atrai imensos jovens”, fruto também de uma parceria que existe há alguns anos entre a Câmara e a Segurança Social, e que permitiu a instalar um espaço que tem vindo a ser melhorado ao longo dos anos. “Mas agora se fez um investimento como nunca se tinha feito e que coloca este Skate Park ao nível dos melhores do país”, frisou o vice-presidente.
Apesar desta ser a primeira infra-estrutura “com estas características, com esta valência e com esta capacidade de resposta” em todo o Concelho, José Graça anunciou que ainda este mandato será executado um outro Skate Park na cidade de Loulé, no âmbito da reabilitação do Parque Municipal.
“Controlem este espaço e não o deixem vandalizar, mantenham isto em boas condições porque isto é vosso. É muito desagradável para o executivo da Junta ou da Câmara investir e depois ver esses espaços vandalizados. Defendam isto como propriedade vossa”. Foi esta a mensagem deixada pelos dois responsáveis aos jovens que a partir de agora terão um novo espaço ao seu dispor para a prática desportiva e que irá acolher vários eventos, nomeadamente em Setembro próximo do Campeonato Nacional de Patins-em-Linha.

Portal do Munícipe: http://portalmunicipe.cm-loule.pt

Os munícipes de Loulé têm, desde ontem, uma nova ferramenta tecnológica que lhes permitirá aceder a uma série de serviços sem terem de se deslocar aos edifícios camarários. Trata-se do Portal do Munícipe, desenvolvido ao longo dos últimos meses mas que nos próximos meses irá abarcar mais funcionalidades.

Este é um sítio que congrega os serviços de apoio aos munícipes, criado com os objectivos de desburocratização, tornando mais rápido e célere o acesso a determinados serviços, que poderá ser realizado agora apenas com um “click”.
De entre as funcionalidades destacam-se as consultas online de obras particulares, a possibilidade de solicitação de plantas de localização, a consulta de projectos de obras municipais já executadas, em curso ou em projecto, com a descrição e montante de investimento, fotografia e mapa da sua localização, e ainda a Factura Electrónica e Balcão Digital.
Este último é um serviço pioneiro em termos das autarquias algarvias, a ser implementado nos próximos meses. Com a adesão a este serviço, o utilizador receberá uma senha que lhe permitirá não só fazer o pagamento da factura da água, mas também comunicar a leitura do contador, aceder ao historial dos últimos dois anos de facturas, bem como obter cópias das facturas. Esta iniciativa integrada na política de modernização dos serviços municipais tem em vista facilitar a vida dos consumidores mas também ir ao encontro da redução de custos e preocupação ambiental da Autarquia, com a redução da emissão de papel.
Paralelamente, o Portal integra ainda uma área com as deliberações camarárias, algumas Notas do Presidente dedicadas a temas diversos, notícias dos meios de comunicação social sobre o Concelho. O Município passa a estar também nas redes sociais, nomeadamente no Facebook, Twitter e You Tube.
De acordo com o vice-presidente do Município, este investimento só foi possível graças à aposta que a Câmara tem feito nos últimos oito anos em termos de informatização dos serviços com a aquisição de hardware e software, com investimento anual de meio milhão de euros: “Há esta rede criada que permitiu dar este passo!”.
Em relação à facturação electrónica da água, José Graça salientou o facto de as autarquias pagarem à empresa que faz essa facturação valores elevados. “Ao longo do ano, para 35 mil consumidores, isso representa algumas centenas de milhares de euros. Se houver uma adesão de 10% dos consumidores que venham a fazer o pagamento através do seu portal, só isso justifica esta aposta”, explicou este membro do executivo.
Depois da criação do Centro Autárquico de Quarteira e Loja do Munícipe em Almancil, a Câmara Municipal de Loulé dá agora mais um passo tendo em vista a descentralização dos seus serviços, abrindo esta iniciativa a todos os pontos do Concelho, do país e do mundo, nomeadamente aos proprietários de segunda habitação no Concelho.
Para além do pagamento de água e de outros serviços, José Graça referiu que em termos de obras particulares “o sonho do executivo é que dentro de um ano, o próprio arquitecto possa entregar o projecto sem ter de vir”.
“Este é um passo importante que pode trazer algum retorno em termos do investimento financeiro que foi feito. A partir de hoje o nosso investimento camarário não foi só interno, é também para servir o munícipe”, concluiu.
Milhares na Festa da Espiga
A vila de Salir foi pequena para acolher todos os visitantes que ontem à tarde se dirigiram ao coração do interior do Concelho para assistir a uma das mais marcantes tradições algarvias: a Festa da Espiga.
Rodeado por todo um ambiente de festa, o desfile dos 17 carros foi mesmo o ponto alto das comemorações. Neste cortejo destaque também para a sentida homenagem a José Viegas Gregório, o criador deste evento falecido em 2007, através de um carro com a fotografia deste antigo presidente da Junta de Freguesia de Salir.
Logo atrás seguiram os carros em representação das várias localidades e também das actividades agrícolas que foram o sustento económico desta terra durante décadas. O vinho da Nave do Barão, a aguardente de medronho da Portela do Barranco, as mondadeiras das Barrosas, os queijos da Portela da Nave ou os moinhos da Macheira foram algumas das actividades presentes nesta mostra etnográfica ímpar na região, que atraiu mais uma vez muitos visitantes nacionais e estrangeiros.
À noite, os espectáculos de Tributo.. Zeca Afonso e dos Gaiteiros de Lisboa encerraram as comemorações do Dia do Município em Salir. Mas a Festa da Espiga prossegue hoje e amanhã, com muitas actividades para miúdos e graúdos, um espaço de tasquinhas e espectáculos de música.