sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Tavira: Semana da Cultura Científica







No dia 24 de Novembro, assinala-se o Dia Nacional da Cultura Científica, e o nascimento do professor de Física e Poeta Rómulo de Carvalho (também conhecido pelo pseudónimo António Gedeão), neste âmbito, o Centro de Ciência Viva e a Câmara Municipal de Tavira, organizam a Semana Cultura Científica, a qual decorre entre os dias 24 e 28 deste mês, no Mercado da Ribeira.
Com o objectivo de aproximar os jovens da ciência e contribuir para a literacia científica da população em geral, a organização pretende apelar à reflexão sobre os problemas ambientais que afectam a nossa sociedade, e o mundo em geral, através das iniciativas que compõem o programa desta Semana.
Neste sentido, as palestras serão desenvolvidas em torno das seguintes temáticas: alterações climáticas, designadamente a acidificação dos oceanos; a importância da formação e recuperação das dunas; e a conservação de espécies, nomeadamente a importância dos endemismos da aracnofauna e o seu relacionamento com o ser humano, e qual a situação actual dos cavalos-marinhos e o que está a ser feito para a sua protecção.
Terá lugar, ainda, a palestra sob o tema “Espectros observados utilizando uma rede de difracção”, onde serão apresentados os diferentes espectros que surgem consoante as diferentes fontes de luz (como exemplo: lâmpada incandescente, lâmpada de mercúrio. lâmpada economizadora).
A área da “Oficina Montar e Construir” promove a construção de carrinhos solares e/ou eléctricos onde se descobre a importância da eficiência energética e das energias renováveis.
Inserido no programa está também a realização de uma conferência e um passeio guiado pelas Salinas e Ribeira do Almargem em Tavira, uma organização do Museu Municipal de Tavira, sob o tema “Os moinhos de maré do Algarve” no contexto do projecto «Moinhos de Maré do Ocidente Europeu, que pretende dar a conhecer a importância patrimonial e histórica destas estruturas ainda existentes no concelho de Tavira, embora em ruína.
A participação nas actividades da Semana da Cultura Científica é gratuita, mas requer inscrição prévia.
Para mais informações, e inscrições:
Centro de Ciência Viva T. 281 326 231 E-mail: geral@tavira.cienciaviva.pt
Museu Municipal de Tavira T. 281 320 500 (ext. 324) E-mail: edu.museus@cm-tavira.pt