sexta-feira, 20 de novembro de 2009

3ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DA REDE CIUMED “PROTECÇÃO SOCIAL EM TEMPOS DE CRISE” REALIZA-SE EM VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO







Decorrerá nos próximos dias 26 e 27 de Novembro, no município de Vila Real de Santo António, a 3.ª Conferência Internacional da Rede CIUMED (www.ciumed.org), subordinada ao tema “Protecção Social em Tempos de Crise”.
Esta iniciativa reflecte a preocupação dos municípios envolvidos na Conferência com a actual crise económica e as medidas de carácter social susceptíveis de atenuar os seus efeitos, numa altura em que se agravam as situações de pobreza e de exclusão social.
É certo que tanto os governos nacionais como a UE assumem objectivos sociais que assentam num compromisso em prol de sociedades mais coesas e inclusivas, capazes de garantir o acesso de todos aos frutos do desenvolvimento. Esses objectivos estão expressos num conjunto de orientações políticas e tomam corpo em numerosas iniciativas concretas, que incluem também a promoção da Responsabilidade Social das Empresas.
Contudo, não obstante o papel dos governos nacionais e da própria UE nesta matéria, a verdade é que um número elevado de acções sociais têm que ser definidas e implementadas ao nível mais próximo dos cidadãos, e, neste contexto, os governos locais assumem uma importância extraordinária.
Ciente da importância desta problemática e da sua actualidade, a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António organiza esta 3ª Conferência da Rede CIUMED, durante a qual serão analisadas e discutidas as experiências na área da protecção social de um conjunto de municípios de média dimensão e divulgadas boas práticas susceptíveis de serem promovidas por outros municípios.