sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Portimão: Manuel Teixeira Gomes inspira concurso literário



Aberto a todas as escolas do Algarve


No âmbito das comemorações do 150º aniversário do nascimento de Manuel Teixeira Gomes, a Câmara Municipal de Portimão promove junto das escolas algarvias o concurso literário “Gentes e paisagens do Algarve – Evocação de Manuel Teixeira Gomes”, em parceria com a Direcção Regional de Educação do Algarve, através da Rede de Bibliotecas Escolares.
O certame, em terceira edição, é dirigido a todas as escolas da região e tem por objectivos promover a leitura e a escrita, dinamizar a utilização das bibliotecas e simultaneamente, do ponto de vista das Comemorações Nacionais do 150º Aniversário do Nascimento de Manuel Teixeira, incentivar o conhecimento da vida e obra da personalidade homenageada, bem como estimular a criatividade dos alunos na escrita literária com base na temática genérica proposta.
Os alunos concorrentes deverão realizar um trabalho escrito de acordo com o regulamento do concurso e entregá-lo junto das bibliotecas escolares e bibliotecas municipais, até final do mês de Fevereiro. Os trabalhos serão avaliados numa primeira fase ao nível de cada concelho, e os premiados nesta fase concelhia serão posteriormente apreciados por um júri a nível regional.
Os resultados do certame serão conhecidos em Setembro de 2010, sendo a entrega dos prémios relativos à fase regional feita a 11 de Dezembro de 2010, dia da Cidade de Portimão, onde nasceu e viveu o ilustre escritor e estadista que inspira este concurso literário.
A primeira edição deste projecto surgiu no âmbito de “Faro, Capital Nacional da Cultura 2005”, como forma de valorizar o trabalho desenvolvido no âmbito da Língua Portuguesa nas escolas dos ensinos básico e secundário do Algarve, inserindo-se a iniciativa no âmbito do protocolo de colaboração institucional do Município de Portimão com a Comissão para as Comemorações do Centenário da República.