sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Mariano Gago assina protocolo para constituição da “Cátedra Odebrecht Capistrano de Abreu: História do Brasil e de Portugal” na UAlg




Realiza-se no próximo dia 23 de Novembro, pelas 17h00, a assinatura do protocolo constitutivo da “Cátedra Odebrecht Capistrano de Abreu: História do Brasil e de Portugal”, fruto da parceria estabelecida entre a Fundação para a Ciência e Tecnologia, a Fundação Odebrecht e a Universidade do Algarve. Contando com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Embaixador do Brasil e do Reitor da UAlg, a cerimónia decorrerá na Sala de Seminários da Reitoria, no Campus de Gambelas, em Faro.
A “Cátedra Odebrecht Capistrano de Abreu: História do Brasil e de Portugal" terá por objectivo prioritário promover a investigação e os estudos sobre a História comum do Brasil e de Portugal, de forma a estreitar o conhecimento mútuo e as relações bilaterais entre estes dois países.
Esta Cátedra será atribuída a um especialista de renome no domínio da História de Portugal e do Brasil, o qual será contratado pela UAlg como Prof. Catedrático Convidado, por um período até quatro anos.
De entre as várias competências atribuídas ao especialista a contratar no âmbito do protocolo, que liderará uma equipa de investigação no domínio definido, destacam-se o desenvolvimento e a coordenação de cursos de formação avançada e a constituição de um núcleo bibliográfico especializado na Universidade do Algarve sobre História de Portugal e do Brasil.
A FCT compromete-se a suportar um financiamento num valor máximo de 95.000€, ao longo dos quatro anos previstos.