terça-feira, 8 de novembro de 2011

S.B Alportel comemora atribuição do nome Estanco Louro à Biblioteca Municipal

A 8 de Novembro de 2003, a Biblioteca Municipal de São Brás de Alportel recebeu o nome do seu patrono, Dr. Manuel Francisco do Estanco Louro, em homenagem ao ilustre investigador, etnógrafo, linguista e professor são-brasense. 8 anos depois, a Biblioteca Municipal celebra hoje, dia 8, o aniversário desta atribuição, com um conjunto de atividades que relembram os trabalhos desenvolvidos por Estanco Louro.
Porque a educação ocupou sempre um lugar central nas prioridades de Estanco Louro, a partir das 10h00, a Biblioteca Municipal parte “À descoberta pelos trilhos de Estanco Louro”, iniciativa que integra uma atividade de educação científica e ambiental, a partir do “Livro de Alportel”, uma exploração geológica e botânica, orientada pela Dr.ª Cristina Medeiros, coordenadora do Centro de Interpretação e Educação Ambiental do Município, seguindo-se ainda um piquenique no Parque da Fonte Férrea e um momento de animação com contos, rimas infantis e lengalengas recolhidas pelo investigador.
À tarde, pelas 17h30, no espaço da Biblioteca (na Rua Victorino passos Pinto), promove a Cerimónia de Homenagem: Quem de Alto Olhasse…a Poética na obra científica de Estanco Louro, seguindo-se o aguardado momento de oferta de uma fotografia artística, de autoria do conceituado fotógrafo Carlos Medeiros. As comemorações encerram com acordes de música, pelas 18h30, ao som do Ensemble de Música Clássica, um momento musical para recordar o exímio investigador Dr. Manuel Francisco do Estanco Louro, autor de uma vasta obra literária, onde se destaca a monografia “O LIVRO DE Alportel” que, 80 anos após a sua 1ª edição, continua a ser a única obra de referência para qualquer tipo de investigação científica sobre o Concelho de São Brás de Alportel, sendo considerada modelo exemplar de monografia regional.