terça-feira, 22 de fevereiro de 2011
Município de Lagos apoia instituições que desenvolvem trabalho social e humanitário
Na sua última Reunião de Câmara, a autarquia deliberou aprovar a atribuição de subsídios à Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (Gabinete de Apoio à Vítima de Portimão) e à União Humanitária dos Doentes com Cancro.
O assunto mereceu parecer prévio da Divisão de Saúde e Acção Social da Câmara, que informou sobre as valências destas duas instituições.
O Gabinete de Apoio à Vítima de Portimão foi implementado há dez anos desenvolvendo trabalho nos concelhos do Barlavento algarvio. O número de processos de apoio e de cidadãos que recorrem àqueles serviços para a obtenção de apoio emocional, psicológico, jurídico, social e pecuniário tem registado um crescimento contínuo que se traduz em 2.146 processos de apoio, sendo que cerca de 200 referem-se a apoio promovido a utentes lacobrigenses vítimas, na sua maioria, de violência doméstica / conjugal. Esta instituição é, também, parceira e colaboradora na Rede Social de Lagos.
No que diz respeito à União Humanitária dos Doentes com Cancro refira-se que é uma Associação Humanitária, de Solidariedade Social e de Beneficência sem fins lucrativos que tem como objectivo apoiar os doentes com cancro e seus familiares e sensibilizar a opinião pública sobre esta doença. Esta Associação criou recentemente, em Lisboa, o Núcleo de Apoio ao Doente Oncológico, um espaço de abrangência nacional que, além de gratuito, conta com várias valências e para o qual são necessários apoios para o garante da continuidade dos seus serviços.
Na medida do possível, face à conjuntura financeira desfavorável, a Câmara Municipal de Lagos continua a prestar apoio às entidades que desenvolvem um trabalho social e humanitário em prol de segmentos da população mais desfavorecida ou vítima de doença, discriminação social ou violência.