terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Em Tavira: Regimento de Infantaria 1 promoveu “O ALGARVE E AS GUERRAS LIBERAIS”


Ten-General, Alexandre Pinto e Coronel, Pereiira da Silva
O Regimento de Infantaria 1, no âmbito das comemorações dos 215 anos do Quartel da Atalaia, promoveu, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, uma conferência, dando assim início ao II Ciclo, em que foram prelectores:
Tenente, Pedro Neves “A Guerrilha do Remexido”, Professor, Dr. Rosa Mendes “Aspectos das lutas liberais no Algarve” e Tenente General, Alexandre Sousa Pinto “A participação do Sul nas Guerras Liberais”.
Sobre o evento e outras actividades, falamos com o Comandante da Unidade, Coronel, Pereira da Silva. “Estamos a fazer um 2º. Seminário, dedicado ao Algarve e as Guerras Liberais. As Delegações da Liga dos Combatentes e os antigos Comandantes deste Aquartelamento da Atalaia, têm-nos dado a honra de estar presentes e pela primeira vez tivemos os alunos do Secundário – 11º e 12º ano – que têm disciplinas de história. É importantíssimo que a juventude comece a ouvir falar dos valores de Portugal. Das guerras porque Portugal passou, das crises, não é da actual.

dr. Rosa Mendes
- O Dr. Rosa Mendes, disse que temos a mania de não escrever aquilo que fazemos e que quando morremos lá vai o passado.
- É verdade. Eu, para contrariar um pouco isso, publiquei – saiu em Novembro 2010 – o livro “O Algarve e as Invasões Francesas”. Um pouco para obviar e escrever, porque o que fica para memória futura é o que está escrito.
- Estão programados outros eventos, do mesmo tipo, até ao aniversário?
- Temos programado que este Quartel passe a Monumento Nacional, nesse dia. Um concerto de música clássica, pela Orquestra do Algarve, no meio desta parada e algumas outras actividades, entre elas a estafeta, Faro - Tavira. É uma panóplia de acontecimentos que espero façam mexer esta cidade, nesta simbiose, entre o Quartel e a cidade.

Tenente Pedro Neves
- Vão estar presentes na cerimónia do 9 de Abril, junto ao Monumento aos Combatentes e possivelmente noutras…
- Este é o ano em que se comemora os 50 anos do início das Guerras Coloniais. Portanto, temos de comemorar, os Combatentes da 1ª. Grande Guerra e os das Guerras Coloniais e também os que andam a combater por este mundo fora, em operações que chamamos de apoio à Paz, mas que também são conflitos militares, como outros quaisquer. A partir do dia 24 de Fevereiro, vamos fazer as primeiras tertúlias deste Quartel, às 5ºs. feiras, uma vez por mês, em que vamos debater os grandes temas da actualidade em termos de segurança e defesa, no mundo. Começamos pelo Iraque e o Médio Oriente e vamos continuar, tendo já a confirmação da presença de personalidades qualificadas na matéria.

Geraldo de Jesus