quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Teatro: CÂMARA DE LOULÉ CONTINUA A APOIAR PROJECTO VATE


Foi aprovada ontem, em reunião da Câmara Municipal de Loulé, a atribuição de um subsídio no valor de 6.109,15 euros à ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve, tendo em vista o apoio ao Projecto VATe – “Vamos Apanhar o Teatro”. A Autarquia prossegue, assim, com uma cooperação que teve início em 2005.
Os responsáveis municipais realçam o “carácter inovador deste projecto no domínio das artes do espectáculo, com trabalho reconhecido a nível regional e nacional”. Por outro lado, o executivo louletano justifica este apoio “no âmbito da política cultural que a Câmara prossegue, colaborando sistematicamente nas mais diversas actividades, com especial relevância para o Teatro”.
Recorde-se que este projecto assenta na transformação de um autocarro de dois pisos numa sala de espectáculos, com palco, plateia, bastidores e camarins.
O objectivo é trabalhar com comunidades do interior algarvio, de baixa densidade populacional, geograficamente afastadas dos centros culturais e, consequentemente, das actividades artísticas e culturais. Consiste não só em levar o Teatro a zonas de difícil acesso, mas também mostrar que a arte dramática pode ser uma importante ferramenta no que diz respeito à pedagogia social.
O público-alvo são especialmente as crianças e idosos. As técnicas artísticas privilegiadas neste projecto serão os bonecos e as formas animadas (marionetas, fantoches, sombras, etc.), alguma representação e narração oral.
São, de igual modo, desenvolvidos ateliers com os espectadores, com o objectivo de estimular a apetência e a expressão artísticas, a comunicação, a pesquisa e a busca interior.
Nestes ateliers, que se seguem ao espectáculo, trabalham-se dinâmicas de grupo, expressão dramática e corporal, técnicas de pesquisa e construção de histórias, construção e manipulação de bonecos e formas animadas.