quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

"Ideias em Caixa" atrai 266 concorrentes


O concurso Ideias em Caixa 2010 promovido pela Universidade do Algarve (UAlg), através do CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, com o alto patrocínio da Caixa Geral de Depósitos, superou todas as expectativas ao receber 126 candidaturas, que envolvem 266 concorrentes. De salientar a grande variedade de áreas de negócio propostas: Turismo, Lazer/Desporto, Consultoria, Economia do Mar, Economia Social, Saúde e Indústrias Criativas.
A idade média dos concorrentes situa-se nos 32 anos, sendo que os participantes têm entre 19 e 67 anos. Quanto ao sexo, 65% são homens e 35% são mulheres. Nesta terceira edição os concorrentes distribuem-se da seguinte forma: 38% são estudantes, 58% têm outra actividade (incluindo desempregados) e 4% não disponibilizam essa informação. De registar ainda que 60 % dos participantes têm qualificação de nível superior, 40% são licenciados, 11% são mestres e 9% doutorados. Já os restantes 40% apresentam frequência de licenciatura ou menos.
Após uma análise pormenorizada das candidaturas pode ainda concluir-se que tendencialmente existe um aproveitamento das redes sociais para desenvolver negócios. As ideias apresentadas baseiam-se nos principais recursos algarvios e nos domínios de competência da Universidade do Algarve (Mar, Turismo e Património), sendo que a área de projectos predominante é a dos Serviços.
Segundo o CRIA, “o objectivo principal do CICaixa 2010 é promover o empreendedorismo qualificado e a inovação na região do Algarve, apoiando a criação de empresas, especialmente com base no conhecimento produzido na UAlg por alunos, investigadores e professores.”
“Pretende-se aumentar as exportações, a coesão regional e diversificar a economia do Algarve, fixar mão-de-obra qualificada e contribuir para o desenvolvimento económico e social da região e do país”, salienta a organização do evento.
Esta iniciativa tem apresentado um crescimento sustentado, que se traduz nos seguintes resultados: 39 candidaturas, 24 equipas participantes e 12 ideias vencedoras, em 2004; 70 candidaturas, 40 equipas participantes e 15 ideias vencedoras, em 2007. Já em 2010, o número de candidaturas quase duplicou.
De destacar ainda que, no CICaixa 2010, o júri seleccionou para a 2ª fase 60 candidaturas, ao invés das 30 previstas.