sábado, 15 de janeiro de 2011

Rota Acessível de Portimão é finalista aos Prémios do Turismo de Portugal


A Rota Acessível de Portimão, inaugurada oficialmente em Outubro passado, integra a lista de candidaturas finalistas aos Prémios do Turismo de Portugal referentes a 2010, no âmbito da categoria de Serviços.
Pioneira a nível nacional e uma das primeiras na Europa, a Rota Acessível representa uma forte aposta do Município de Portimão na inclusão social, ao eliminar as barreiras arquitectónicas existentes no centro administrativo da cidade, através de um percurso com mais de 5 km, contínuo, desobstruído e devidamente sinalizado.
Investimento autárquico de 300 mil euros, traduz-se num percurso pedonal seguro e sem barreiras, que permite aos utilizadores chegarem facilmente aos pontos principais da cidade de Portimão (serviços públicos, pontos turísticos e zona comercial), com a ajuda de sinalética apropriada, nomeadamente apresentando informações em Braille.
Os Prémios são uma iniciativa do Turismo de Portugal para distinguir e divulgar projectos e iniciativas de relevância turística que tenham contribuído, de forma significativa, para a qualificação da oferta e para o reforço da competitividade do sector.
Os projectos candidatos devem provar o seu contributo para a qualificação da oferta turística, para o reforço da atractividade do destino e para o enriquecimento da experiência do turista, numa lógica de desenvolvimento turístico sustentável e em sintonia com as orientações do Plano Estratégico Nacional do Turismo.
Na área onde se integra a candidatura de Portimão, têm cabimento projectos imateriais, de natureza empresarial ou pública, que visem a prestação de serviços aos turistas.
O anúncio dos vencedores e a cerimónia de entrega dos prémios decorrerá a 23 de Fevereiro próximo, por ocasião da Bolsa de Turismo de Lisboa, podendo a listagem completa de candidaturas ser consultada em:
http://www.turismodeportugal.pt/premios2010/default.aspx?content=319.