sábado, 15 de janeiro de 2011

Faro: Projecto CINEMA entre LINHAS até 2012



CINEMA ENTRE LINHAS é o novo projecto da Biblioteca Municipal de Faro, co-financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Com o objectivo de promover o gosto pela leitura e incentivar os hábitos de ler junto do público adolescente e jovem adulto, este projecto alia a literatura ao cinema, com um variado leque de acções.
Com o apoio de vários parceiros locais irão realizar-se até Setembro de 2012, sessões de cinema comentadas, workshops para alunos e workshops para professores, e também para o público em geral, projecções de filmes e conversas com realizadores, produtores, actores e um ciclo de “Conversas sobre Literatura e Cinema”.
O projecto culminará num concurso de curtas-metragens, realizadas pelos jovens do 3º ciclo e Secundário que atempadamente iremos divulgar.
O projecto já teve o seu início em Outubro com a sessão de cinema comentada do filme “O Deus das Moscas”, pela Dr.ª Graça Lobo, dirigido aos alunos do Secundário; seguido nos meses de Novembro e Janeiro por um workshop “Leitura e Escrita, Criatividade e Acção”, dinamizado por Isa Catarina Mateus. Ambas as acções tiveram a parceria da Direcção Regional de Educação do Algarve – projecto Ver para Ler.

Em Janeiro o projecto ganha força com as seguintes acções:
Dia 14_17h30«ILHA»
Projecção do filme de Mauro Amaral e Carlos Fraga
Público-alvo: alunos do 3º ciclo e Ensino Secundário, público em Geral
Parceiro: LivreMeio Produções

Dia 21_18h00 «Conversas sobre Literatura e Cinema - Como Ler um Filme»
Pela Dr.ª Mirian Tavares
Público-alvo: alunos do 3º ciclo e Ensino Secundário, público em Geral
Parceiro: UALg.