sábado, 15 de janeiro de 2011

AM de Castro marim aprovou Plano Plurianual de Investimentos para 2011


As funções sociais, o saneamento básico e o ordenamento do território absorvem a maior fatia do bolo do Orçamento Municipal

A Assembleia Municipal (AM) votou favoravelmente a proposta de orçamento para 2011 apresentada pela Autarquia. O Plano Plurianual de Investimentos do Município de Castro Marim dispõe de uma dotação global de € 23.212.456, com o investimento a atingir os € 12.102.440, o equivalente a 52% do total aprovado.
O actual orçamento reflecte o tempo de austeridade e as grandes dificuldades económicas que o país atravessa, com consequências gravosas na vida das famílias. Reflecte, ainda, o facto das receitas arrecadadas pela Câmara Municipal terem caído a pique, a par do continuado decréscimo das verbas do Orçamento Geral do Estado a transferir para os Municípios, originando cortes muito significativos no capítulo da despesa.
Ainda assim, e apesar de o orçamento de 2011 ter sofrido um corte de 7,5 milhões, a Autarquia continua a privilegiar uma política social que vai ao encontro das necessidades reais e efectivas dos castromarinenses em áreas sensíveis como a habitação, a educação, o acesso aos cuidados de saúde e nas questões da mobilidade, que se traduzem numa melhoria substantiva da qualidade de vida dos cidadãos, e que custarão aos cofres do município 950 mil euros.
As Grandes Opções do Plano (GOP) definem, numa estratégia de desenvolvimento sustentado prosseguida na última década no concelho, como prioridades as funções sociais, o saneamento básico, as comunicações, o ordenamento do território e a cultura, absorvendo a maior fatia do orçamento com 7,7 milhões de euros, o que representa mais de 64% do investimento.