quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Transporte social nasce em Estoi e Sta.Bárbara


A partir do próximo dia 18, entrará em funcionamento o serviço de transporte social nas freguesias de Estoi e Sta. Bárbara de Nexe, tarefa a cargo da autarquia que, em articulação com as juntas de freguesia respeitantes, delineou um conjunto de percursos com a finalidade de abranger as populações residentes nas áreas mais distantes destas povoações.

Esta medida visa disponibilizar, a título gratuito, um meio de locomoção para as populações de zonas mais carenciadas que sofram com os efeitos da interioridade. É um passo de gigante.
Deste modo, os Sítios da Murta, Azinhal Amendoeira, Cerro Manuel Viegas, Azinheiro, Barranco de S. Miguel, Alcaria Cova, Vale Grande, Goldra de Cima, Pé do Cerro, Bordeira e Agostos, entre outros, vão estar ligados às respectivas sedes de Freguesia. Para isso, serão criados 9 itinerários – 5 referentes a Estoi e 4 a Sta. Bárbara de Nexe – com frequência bissemanal e cujos horários e pontos de paragem se distribuirão pelas populações e afixarão nas Juntas de Freguesia.

Esta é uma iniciativa que se propõe atenuar os efeitos da interioridade e combater a solidão das populações mais envelhecidas, algo que constata frequentemente quem percorre estas zonas do concelho. Esta operação será empreendida com os veículos afectos ao transporte escolar nos horários em que estes não estiverem a ser utilizados. É, por isso, uma forma de maximizar os recursos, pois com os meios humanos e viaturas disponíveis consegue-se assegurar a realização de tarefas que a edilidade não assumia e que terão um relevante impacto social.