quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Novos Habitantes Zoo de Lagos Araras Macao


São duas e da espécie Macao. A partir de amanhã, dia 8 de Outubro, o Zoo de Lagos vai ter novos habitantes. Duas Araras Macao. Chegam às 10h30m ao Aeroporto de Lisboa, transferidas do Zoo Bubalco na Argentina, perto da Patagónia.
As Araras Macao são um tipo de papagaios coloridos, pertencentes a alguns géneros da família Psittacidae. Estão ameaçadas devido à caça furtiva, pois são muito procuradas como animais de estimação. O seu habitat natural também tem vindo a desaparecer. Agora estes dois exemplares da espécie vão ter nova casa no Zoo de Lagos devido à parceria com o Zoo Bubalco na Argentina.
A mesma instituição para onde, há seis meses, foi transferido o Tobias, um macho Gibão, o primeiro gibão de mãos brancas a nascer no Zoo de Lagos.
Os gibões são animais que se reproduzam de 3 em 3 ou de 4 em 4 anos e quando a cria mais velha atinge a idade adulta ( cerca de 7 anos), é expulsa da família. Precavendo essa situação natural, o Zoo de Lagos iniciou a busca de eventuais Zoos interessados na espécie.
Depois de vários processos inerentes e conhecimento sobre as condições do Zoo receptor, enviamos o Tobias para a Argentina, onde foi partilhar uma nova instalação com outros animais. O Tobias está numa instalação coberta, das maiores do Mundo, que inclusivamente tem um rio a cruzar a mesma.