sexta-feira, 1 de outubro de 2010

“TOPONÍMIA DA REPÚBLICA EM LOULÉ” É TEMA DE CONFERÊNCIA


Jorge Palma, investigador da história local, apresenta no próximo dia 9 de Outubro, sábado, pelas 15h00, no Arquivo Municipal de Loulé, a Conferência “Toponímia da República em Loulé”.

No mês em que se assinala o Centenário da República, o conferencista irá explicar alguns topónimos da cidade e a sua ligação a factos históricos ocorridos no período da implantação da República e às figuras republicanas naturais de Loulé.

Esta é mais uma das iniciativas promovidas pela Câmara Municipal de Loulé no âmbito das comemorações do Centenário da República. A entrada é livre.

Jorge Palma é natural de Loulé. Licenciado em Engenharia do Ambiente na Universidade do Algarve, em 2007, concluiu a pós-graduação em Higiene e Segurança no Trabalho. É Técnico Superior na Câmara Municipal de Alcoutim desde 2003.

Desde cede despertou interesse pela investigação da história local, nomeadamente sobre a sua terra natal, tendo desenvolvido pesquisas em vários arquivos nacionais. Em 2003 e 2004 integrou a Comissão Organizadora dos 450 Anos da Mãe Soberana – Loulé, a convite da Câmara Municipal de Loulé, e desde 2007, é membro da Comissão Municipal de Toponímia de Loulé.

Foi co-autor da brochura Festa da Mãe Soberana – Nossa Senhora da Piedade de Loulé e do catálogo da exposição Mãe Soberana – O Património, a Festa e as Gentes, publicados pela Câmara Municipal de Loulé em 2003 e 2004, respectivamente, e redigiu a biografia de Maurício Serafim Monteiro, integrada no catálogo da exposição Notáveis Messinenses – Vivências e Contributos. Em 2009 lançou o “Dicionário Toponímico – Cidade de Loulé”.