sexta-feira, 1 de outubro de 2010

PROGRAMAÇÃO INTENSA PARA OUTUBRO - MÊS DA MÚSICA NO TEATRO DAS FIGURAS


O mês de Outubro arranca assinalando no Teatro das Figuras o Dia Mundial da Música, com um concerto exclusivo do consagrado pianista Sequeira Costa, que interpretará obras de Chopin.
A música continua, agora em jeito de celebração da mítica banda de Liverpool, quando se assinalam os 40 anos da sua separação. Os Beatles deixaram um imenso legado musical, que veio a ultrapassar em muito a barreira rock, como se poderá confirmar, com a apresentação, no dia 23 de Outubro, do concerto para guitarra e orquestra de cordas “Beatleriana – Yesterday to Penny Lane”. Esta obra do conceituado compositor cubano Leo Brouwer, é um retrato de algumas das canções mais emblemáticas dos Beatles, considerados por muitos, a grande referência da música pop do século XX. O concerto será interpretado pelo solista Eudoro Grade, acompanhado pela Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, sob a direcção do Maestro Nikolay Lalov. Um invulgar concerto que revisitará os êxitos dos Beatles, com uma orquestração surpreendente para este tipo de agrupamento musical.
Nos dias 5 e 6, por ocasião das Comemorações do Centenário da República, o Teatro Análise de Loulé apresenta-se no Teatro Lethes com “Amanhecer na Rotunda”, uma peça que procura retratar, em 12 quadros, os dias que transformaram Portugal numa República.
Depois do êxito de Carminho, o fado regressa ao Teatro das Figuras, no dia 9 de Outubro, com Ana Sofia Varela no ciclo “Tudo Isto é Fado”, interpretando “Fados de Amor e Pecado”, uma incursão no Fado de dois conhecidos compositores João Gil (música) e João Monge (letras).
A 16 de Outubro, os Godai apresentam-se no Teatro Lethes, em mais um momento do ciclo “Bandas de Cá”, num concerto que se caracteriza por uma fusão de blues, jazz e bossa-nova. Os Godai são uma banda farense que se apresentam como mais uma promessa do nosso panorama musical.
A Dança marca o seu lugar na programação deste mês, com a apresentação no dia 16 da Gala Terpsícore, espectáculo que assinala o 6º aniversário da Companhia de Dança do Algarve e com OTANGO um prestigiado musical que promete trazer algumas das mais aclamadas duplas de tangueros da actualidade, ao palco do Teatro das Figuras no dia 20 de Outubro.
De assinalar, por fim, mais uma edição da Festa do Cinema Francês, que trará ao Teatro das Figuras, 14 filmes, distribuídos em 2 sessões diárias, com início às 19h00 e 21h30, respectivamente, e que decorrerão de 24 a 31 de Outubro.
Toda a programação para o mês de Outubro, bem como informação relativa a preços, reservas e vendas on-line, está disponível no sítio de Internet www.teatrodasfiguras.pt.