segunda-feira, 13 de setembro de 2010

”Visões do Sul” trazem cinema a Portimão


A Mostra Internacional de Cinema de Portimão “Visões do Sul” está de regresso para a sua segunda edição. De 26 a 31 de Outubro vão ser exibidos filmes que têm como inspiração a vida e obra de Manuel Teixeira Gomes, assim como a ideia de cruzamento de culturas sustentada no carácter cosmopolita da cidade de Portimão.
As “Visões do Sul” 2010 inserem-se nas comemorações dos 150 anos do nascimento de Manuel Teixeira Gomes, cujas viagens pelos países do Mediterrâneo têm servido de inspiração para esta mostra de cinema, que teve a sua primeira edição em 2008.
Durante os seis dias da mostra serão exibidas 12 longas metragens seleccionadas pela Associação Zero em Comportamento que incluem documentário e ficção. Cada filme vai ser apresentado por um convidado, proveniente de diversas áreas da sociedade portuguesa, da cultura à política. Esta é uma forma de proporcionar um outro olhar sobre o cinema, enquanto espaço de reflexão e partilha de experiências pessoais relacionadas com as obras, propiciando um encontro com o público.
As “Visões do Sul” são organizadas pelo Município de Portimão/Museu de Portimão, em colaboração com a Associação Zero em Comportamento e pretendem afirmar-se como um evento de referência no panorama nacional e internacional dos festivais de cinema.
BIOGRAFIA Manuel Teixeira Gomes
Manuel Teixeira Gomes nasceu a 27 de Maio, em 1860, em Portimão. Foi o sétimo presidente da Primeira República Portuguesa, exercendo funções de 6 de Outubro de 1923 a 11 de Dezembro de 1925.
Autor de obras literárias das quais se destacam "Gente Singular" (1909), "Novelas Eróticas" (1935) e "Maria Adelaide" (1938) é considerado um dos grandes estilistas da língua portuguesa da primeira metade do século XX.
Viajou, a título profissional, pela Europa, norte de África e Médio Oriente o que alargou consideravelmente os seus horizontes culturais.
Faleceu a 18 de Outubro de 1941, na Argélia.

O MUSEU

Situado na antiga fábrica de Conservas La Rose, o espólio do Museu de Portimão inclui património industrial, naval, arqueológico, etnográfico e subaquático, mas também a colecção do portimonense Manuel Teixeira Gomes (Presidente da República entre 1923 e 1925), arquivos documentais/fotográficos, testemunhos orais e histórias de vida.
Inaugurado em Maio de 2008, o Museu de Portimão foi congratulado este ano com o Prémio Museu Conselho da Europa 2010.