segunda-feira, 13 de setembro de 2010

São Brás de Alportel Abre as Portas ao Novo Ano Lectivo




Em início de um novo ano lectivo, o Município de São Brás de Alportel abre as portas a um novo ciclo escolar, dando as boas vindas a todos os professores e educadores no próximo dia 15 de Setembro, numa cerimónia que terá lugar no Cine-Teatro São Brás, pelas 17h00.
A Cerimónia de Abertura do Ano Lectivo 2010/2011 é já uma tradição que se repete ano após ano, para assinalar o início de mais um ano escolar, nesta edição numa iniciativa conjunta da Câmara Municipal de São Brás e do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas.
A sessão contará com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, António Eusébio da Presidente da Comissão Administrativa Provisória do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, Violantina Hilário e do Director Regional de Educação do Algarve, Luís Correia, que farão a recepção aos professores e educadores, dando a conhecer os recursos educativos do município. Esta sessão abre uma vez mais as portas mágicas do mundo do saber para mais um ano lectivo dinâmico, repleto de actividades e novas experiências.
A educação é um dos pilares fundamentais da acção autárquica no município, primeira das prioridades na gestão municipal, reconhecida como pedra basilar na edificação de uma comunidade mais desenvolvida. Um ensino de excelência é fundamental para assegurar o desenvolvimento humano e a qualidade de vida que a autarquia defende, para assegurar o bem-estar das famílias e formar os cidadãos de amanhã, capazes de enfrentar os desafios do futuro. Tendo por base esta perspectiva, a Câmara Municipal de São Brás de Alportel tem vindo a investir continuamente na requalificação e ampliação do parque escolar, um dos mais modernos e bem equipados do Algarve, na ampliação e melhoria dos serviços de apoio à educação, e no desenvolvimento de actividades para um ensino de qualidade que permita às crianças e jovens do concelho um crescimento pleno e saudável. A educação é mesmo o centro de toda a estratégia de acção da autarquia, responsável por assegurar actividades de enriquecimento curricular a todos os alunos das escolas do concelho; pelo transporte diário de mais de 400 crianças e jovens que frequentam todos os níveis de ensino, com recurso a uma frota moderna e ajustada às necessidades dos estudantes; e pela distribuição de mais de 600 refeições, nutricionalmente equilibradas, para todas as escolas, sendo a promoção da alimentação saudável e a prevenção da obesidade infantil preocupações centrais da política educativa do município.
Esta política é complementada com alguns serviços, tais como o Gabinete Municipal de Psicologia da Criança e do Adolescente, integrado no Serviço Municipal de Psicologia, assegurado pela Câmara Municipal, com a colaboração do Agrupamento de Escolas, com o objectivo de avaliar e ajudar as crianças e jovens com apoio psicológico e acompanhamento; nomeadamente em situações que dificultem o processo educativo dos alunos; bem como promover acções de prevenção de comportamentos de risco e contribuir em geral para uma escola activa e de sucesso.
O trabalho desenvolvido pela Biblioteca Municipal, motor de toda uma Rede de Bibliotecas do concelho, em particular na sua acção de promoção da leitura é outra das frentes desta política educativa, auxiliada ainda pelo trabalho de outros serviços que complementam um ensino que se pretende diversificado e propiciador de uma aprendizagem de competências. Este é caso do Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha, que no seio do seu Serviço Educativo, constitui um excelente complemento na área da história e do património e do Centro de Interpretação e Educação Ambiental “Quinta do Peral” que coordena todo o trabalho na área da educação ambiental, um dos eixos mais importantes da educação para a cidadania.
Educação fundamental para o município de São Brás de Alportel, um dos precursores do processo de Orçamento Participativo em Portugal, que colocou em marcha o Orçamento Participativo de Crianças e Jovens, uma excelente escola de democracia, onde os mais pequenos podem “brincar” à gestão autárquica, com uma experiência enriquecedora e participativa.