sexta-feira, 18 de junho de 2010

Universidade peruana atribui doutoramento Honoris Causa a docente da UAlg

Professor Carlos Vieira ao centro


Carlos Vieira ensina na UAlg desde 1999 na área do empreendedorismo




O professor Carlos Vieira, docente na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT) da Universidade do Algarve (UAlg), vai receber um doutoramento Honoris Causa entregue pela Universidade Inca Garcilaso de La Vega no próximo dia 24 de Junho em Lima, no Peru. Antes da cerimónia, que terá lugar na Faculdade de Direito e Ciências Políticas daquela universidade, Carlos Vieira fala sobre o que significa este reconhecimento do seu país de origem e como criou, em Portugal, laços de confiança com os seus alunos e com o tecido empresarial da região algarvia enquanto professor de estratégia e teoria organizacional na UAlg.

Carlos Vieira, que na próxima semana receberá em Lima um doutoramento Honoris Causa, considera que esta distinção não se deve aos seus conhecimentos, mas sim à sua vontade de aprender mais. «É a minha intenção de descoberta que está a ser reconhecida e estimulada», acredita o homenageado, acrescentando que «este reconhecimento vindo do Peru, o meu país de origem, significa que na minha terra não fui esquecido e isso para mim é fantástico, pois trabalhei muito lá, tanto ao nível do ensino superior como no campo da política».
Docente na ESGHT desde 1999, Carlos Vieira – de origem peruana mas com nacionalidade portuguesa desde 1997 – é actualmente director do Núcleo de Gestão Estratégica e Secretariado daquela escola superior e dá aulas em cursos de mestrado da Faculdade de Economia da UAlg, sendo igualmente investigador no Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações (CIEO) da UAlg. Desde 2003 é professor convidado no programa Global Village da Universidade de Lehigh, nos Estados Unidos da América (EUA), e entre 1982 e 1987 levou a cabo uma destacada actividade docente na universidade peruana Inca Garcilaso de La Vega.

Uma carreira repleta de salas cheias e alunos atentos
«Tenho a certeza de que não poderia ser um bom professor se não fosse feliz e sei também que sou feliz porque sou docente e conferencista, actividades que me preenchem absolutamente.» Para Carlos Vieira «ser professor é transformar pessoas» e, portanto, encara-se como um agente de transformação junto dos seus alunos, «aos quais procuro dar sempre o melhor de mim».
Algo de que Carlos Vieira se orgulha é de ter sido sempre bem avaliado pelos seus alunos e de ter tido sempre salas de aula cheias e atentas ao longo da sua carreira de docente na UAlg. «Acredito que o segredo está na linguagem da emoção, que prefiro à linguagem gramatical: valorizo os meus alunos, ouço-os, apoio os seus passos e transporto para as aulas a minha própria história de vida com o objectivo de estimular a mentalidade empreendedora destes jovens com quem tenho tido o privilégio de me cruzar ao longo destes mais de 10 anos em ambiente de aprendizagem, tanto em Portugal como nos Estados Unidos».
Desde 2003 Carlos Vieira dá aulas na Universidade de Lehigh, na Pensilvânia, no programa Global Village, onde, todos os anos, se encontra, em Julho, com estudantes de mais de 50 países. «Lá as minhas aulas são sobre estratégia competitiva, onde abordamos novos critérios e novos padrões de pensamento. É muito interessante pois eu sou um provocador de ideias e, neste contexto, fico a saber como pensa a juventude dos diversos países, o que é fascinante: sinto que aprendo muito e ensino alguma coisa também.»

Relação com tecido empresarial beneficia região e alunos
A par desta relação de proximidade e incentivo que mantém com os seus alunos, Carlos Vieira tem dado extrema importância à relação com o tecido empresarial da região algarvia. «Sempre trabalhei com empresas e empresários, no Algarve mas também fora da região, pois considero que não se pode falar de estratégia ou teoria organizacional sem conhecer o mundo das empresas e a mente dos empresários», explica o docente da UAlg, sublinhando que actualmente tem muitos amigos empresários que «sabem quem eu sou, acreditam no meu trabalho e nas minhas intenções de fazer tudo para ajudar a melhorar as suas organizações».
Neste contexto, Carlos Vieira tem vindo a organizar desde há 8 anos consecutivos o seminário internacional «Empresa e Futuro», que traz ao Algarve várias personalidades nacionais e internacionais de renome no mundo dos negócios. O organizador do evento sublinha que «não teria sido possível trazer, ao longo dos anos, todos estes especialistas de renome internacional à região para partilhar experiências e estabelecer novos laços de cooperação sem o apoio dos nossos patrocinadores, todos empresários com os quais tenho vindo a amadurecer relações sólidas de confiança e proximidade, que assim cumprem a sua missão de valorizar as iniciativas do domínio académico com significado para o desenvolvimento do Algarve».

Reconhecimento além fronteiras multiplica-se
Fora de Portugal o professor Carlos Vieira foi recentemente agraciado com o Presidential Award in Leadership & Business Excellence, atribuído em 2009 pela Statewide Hispanic Chamber of Commerce (SHCC) de Nova Jersey (EUA), organização que congrega mais de 70 mil empresas de origem hispânica no estado de Nova Jersey.
Na altura, o líder daquela organização, Daniel Jara, explicava em comunicado de imprensa esta decisão, sublinhando que escolheu o professor Carlos Vieira para receber esta distinção da SHCC «pelo mérito e excelência do seu percurso profissional e também pela projecção internacional que alcançou do ponto de vista académico, através das conferências que tem dado em diferentes países e da sua actividade enquanto docente na Universidade do Algarve, onde é professor na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo.»
No ano anterior, em 2008, Carlos Vieira foi convidado para ir à Casa Branca, em Washington, pela Peruvian American National Roundtable (PANR), onde participou, no âmbito da 2.ª Sessão Plenária da PANR, nos debates sobre o Tratado de Livre Comércio entre os EUA e o Peru, encabeçando um painel composto por oradores de prestígio mundial como David Cotlear, economista principal do Banco Mundial no Departamento de Desenvolvimento Humano para a América Latina e para a região do Caribe, Francisco Durand, professor na Universidade do Texas em Santo António (EUA) e autor do célebre livro Riqueza Económica, Pobreza Política, e Manuel «Manny» Rosales, dirigente da The Latino Coalition, umas das mais poderosas organizações de latinos nos EUA.
A próxima distinção que o professor Carlos Vieira vai receber será na sua terra natal, em Lima, no Peru, a 24 de Junho: a decisão de atribuir o grau de Doutor Honoris Causa ao professor Carlos Vieira foi tomada unanimemente pelo Conselho Universitário da Universidade Inca Garcilaso de La Vega, em reunião plenária no dia 13 de Abril, «pelo mérito do seu percurso pessoal, profissional e académico», como se pode ler no documento que oficializa esta decisão daquele Conselho Universitário.