sexta-feira, 18 de junho de 2010

FAROL FICA SEM A BANDEIRA AZUL

NO FAROL TAMBÉM EXISTEM AS INSTALAÇÕES DO ISN - INSTITUTO DE SOCORROS A NÁUFRAGOS (SALVA VIDAS) E A CASA DOS PILOTOS
CAIS DO NÚCLEO HISTÓRICO DOS HANGARES - ASSIM CHAMADO PORQUE NA I GUERRA MUNDIAL O ESTADO PORTUGUÊS ALUGOU AQUELE TERRITÓRIO AOS FRANCESES PARA LÁ AMARAREM OS SEUS HIDROAVIÕES



...E CARREIRAS FLUVIAIS ENTRE FARO E OS NÚCLEOS DOS HANGARES E CULATRA AINDA NÃO SE INICIARAM - PS-Faro

A Câmara Municipal de Faro não foi autorizada a hastear a Bandeira Azul na praia da Ilha do Farol, "devido a vários incumprimentos, relativos aos requisitos obrigatórios para obtenção daquele galardão de Excelência balnear, facto que é da exclusiva responsabilidade da actual Vereação Municipal de Faro", critica o PS-Faro, aatravés de nota de imprensa que transcrevemos:
"O Partido Socialista lamenta profundamente este acontecimento que, certamente, prejudicará a imagem e a notoriedade de uma das mais bonitas praias do Algarve e do País. Os Vereadores eleitos pelo Partido Socialista alertaram, atempadamente, o actual Executivo Municipal da necessidade de serem iniciados, desde logo, todos os procedimentos obrigatórios para a obtenção da Bandeira Azul nas várias praias do Concelho. Os Farenses sabem que, ao longo dos anos, sempre se exibiu com orgulho aquela distinção de Excelência.
Recorde-se que naquela mesma ocasião os Vereadores do PS propuseram também que os Serviços da Autarquia preparassem o terreno adquirido pelo anterior Executivo do Partido Socialista, situado no limite Norte da Pista do Aeroporto de Faro, a fim de se utilizar como parque de estacionamento à Praia de Faro. Lamenta o Partido Socialista de Faro que nesta data, em que já se iniciou a época balnear 2010, aquele terreno ainda não esteja em condições de serviço e de ser utilizado pelos Farenses".
Já sobre os transportes públicos para os núcleos do Farol, Hangares e Culatra, desde o cais de Faro, o PS acrescenta: "As carreias fluviais tiveram inicio só a 12 de Junho, mas uma das promessas do actual Presidente da Câmara de Faro não está a ser cumprida. Na Campanha eleitoral foi prometido por Macário Correia, que iria passar a existir carreiras para os Hangares e Culatra, situação que até á data não severificou.
Por existir uma falta de profissionalismo e coordenação de serviços, resultando num prejuizo para a população Farense e de quem nos visita nesta época de Verão. O PS/Faro pede ao Executivo do PSD mais rigor", conclui o documento dos socialistas farenses.
NDR: A propósito das carreiras fluviais, Algarve Press sabe que Macário Correia se deslocou há cerca de uma semana ao núcleo dos Hangares para explicar que, pelo facto das carreiras fluviais passarem a ser feitas do Cais Comercial (Novo) de Faro, que terá de receber obras de adaptação para o efeito, o núcleo dos Hangares voltará a receber carreiras fluviais dentro de quatro semanas, como aconteceu, recordemos, até há cerca de 45 anos, quando a Marinha construíu no local um novo cais acostável, onde existia um cais que servia para barcos da carreira e os da então JAPSA - hoje IPTM, para receber os seus navios e delimitou grande parte da ilha de Santa Maria - do núcleo da Culatra, passando pelos Hangares, até ao Farol, com um polígono de exercícios militares, constituído por uma cerca de arame farpado. M.L.