terça-feira, 11 de maio de 2010

Núcleo Hospitalar de Apoio à Criança e Jovens em Risco do Hospital de Faro organiza 2ª Semana da Não-Violência



O Núcleo Hospitalar de Apoio à Criança e Jovens em Risco do Hospital de Faro promove entre 31 de Maio e 4 de Junho a 2ª Semana da Não-Violência. O programa inclui conferências, oficinas de formação, actividades lúdicas e pedagógicas, exposição de trabalhos e um seminário. Paulo Sargento, psicólogo, comentador televisivo e docente na Universidade Lusófona é um dos conceituados especialistas que vai marcar presença neste evento.
Este ano a iniciativa extravasa o espaço do Hospital de Faro e, para além do auditório da instituição de saúde, vai decorrer pontualmente na Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve e no Acampamento de Etnia Cigana do Cerro do Bruxo.
A sessão de abertura da semana tem lugar no dia 31 de Maio, pelas 11:00 horas, no auditório do Hospital de Faro e conta com as intervenções de Ana Paula Gonçalves, Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Faro, de José Maio, Director do Serviço de Pediatria desta unidade, e de Raul Coelho, Coordenador do Núcleo Hospitalar de Apoio a Crianças e Jovens em Risco do Hospital de Faro (NHACJR).
O programa prossegue com a conferência “Ser Criança...Crescer com Afecto...”, proferida por Paulo Sargento, psicólogo e professor da Universidade Lusófona.
A primeira oficina de formação, sob o tema “Sexualidade Saudável como Prevenção do Risco”, está marcada para as 14:00 horas no auditório do Hospital de Faro e vai ser leccionada por Alexandra Gomes, professora na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UALG, mestre e doutoranda na Área de Comportamentos Sexuais de Risco (inscrição obrigatória gratuita).
No dia 1 de Junho, pelas 10:00 horas, tem lugar mais uma oficina de formação sobre “Violência sobre as Crianças e Jovens, a Família, a Escola e a Sociedade”, orientada por Helena Gomes, ex-coordenadora regional do PEETI/ Técnica da CPCJ Loulé (inscrição obrigatória gratuita).
O programa contempla ainda, na parte da tarde, a partir das 14:00 horas, actividades direccionadas para os mais pequenos: uma peça de teatro, levada a cena Grupo de Técnicos do Serviço de Pediatria; um momento de magia, protagonizado pelo Mágico Ambrósio e um momento simbólico de lançamento de balões.
O dia 2 de Junho é dedicado às oficinas de formação. Pelas 9:00 horas tem lugar uma oficina sobre o tema «Brincando...Crescendo...Prevenindo», orientada por Maria Rosa Machado na Escola Superior de Saúde da UALG. Às 11:00 horas, Fernanda Simões, Helga Nunes, Sónia Pimpão falam sobre «Prevenção da Negligência» no Acampamento de Etnia Cigana Cerro do Bruxo.
À tarde, a partir das 14:00 horas, um grupo de alunos finalistas do Curso Educação Social, sob a orientação de Ana Baião, vai abordar o tema «Violência no Namoro» no auditório do Hospital de Faro (inscrição obrigatória gratuita).

Seminário encerra a Semana
O programa prossegue no dia 4 de Junho com um seminário sobre a temática da violência infantil. A sessão de abertura está marcada para as 9:00 horas e conta com as intervenções de Rui Lourenço, presidente do Conselho Directivo da ARS Algarve, Ana Paula Gonçalves, presidente do Conselho de Administração do Hospital de Faro, e Raul Coelho, do NHACJR.
Em cima da mesa vão estar ainda temas como «Estado Actual e Perspectivas para o Futuro da Acção da Saúde para Crianças e Jovens em Risco», proferido por Marta Chaves, coordenadora regional da Acção da Saúde para Crianças e Jovens em Risco; «A Experiência da Polícia de Segurança Pública com Crianças e Jovens em Risco», apresentado por Mário Oliveira, comissário da PSP; «A Intervenção do Sector de Assessoria aos Tribunais com Crianças e Jovens em Risco» explicado por Maria do Carmo Brandão, e a «A Intervenção do Tribunal com Crianças e Jovens em Risco», por Beatriz Borges, juíza do Tribunal de Família de Faro. A moderação do painel fica a cargo de Raul Coelho, Coordenador do NHACJR.
O painel da tarde abordará temas como «Violência na Família», apresentado por Maria Mercês Covas, professora na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, «Cyberbullying, Bulling Escolar, causas e consequências», por Tânia Paias, psicóloga clínica, e «Violência Saudável nas Crianças e Jovens», explicado por Ana Almeida, psicóloga clínica. O painel vai ser moderado pela pediatra Maria José Sousa.
O ingresso para o seminário de dia 4 de Junho tem um custo de 10 euros e a data limite para as inscrições é 25 de Maio. As inscrições para as oficinas de formação são limitadas aos lugares existentes e a sua formalização pode ser efectuada por correio, fax ou telefone. Telefone: 289-001932/92-5482240 - Fax: 289-001934